Marcos Thadeu Lobo
Engenheiro Mecânico Graduado pela Universidade Estadual de Campinas ( Unicamp ). Exerce, atualmente, a função de Consultor Associado na empresa QU4TTUOR CONSULTORIA.
A maioria dos equipamentos móveis utiliza um indicador visual, que pode ser lâmpada de advertência ou manômetro montados no painel de instrumentos, que alertará o condutor quando ocorrer queda de pressão de óleo lubrificante em circuito de lubrificação de motores de combustão interna 4T ( Ciclo Otto/Ciclo Diesel ).
Figuras 1/2 – Indicadores visuais de pressão de óleo lubrificante
Em geral, as suspeitas sobre a queda de pressão de óleo lubrificante em motores de combustão interna 4T ( Ciclo Otto/Ciclo Diesel ) recaem sobre o óleo lubrificante. Há, no entanto, vários fatores de origem mecânica que podem ser os causadores da queda de pressão de óleo lubrificante no circuito de lubrificação e de avarias catastróficas ou não em motores de combustão interna 4T ( Ciclo Otto/Ciclo Diesel ). Vamos, então, analisar algumas causas usuais de queda de pressão de óleo lubrificante em circuito de lubrificação de motores de combustão interna 4T ( Ciclo Otto/Ciclo Diesel ).
Figuras 3/4 – Indisponibilidade: “o pior dos mundos” para o usuário
Em face dos motivos, anteriormente expostos, podemos dizer que nem sempre o óleo lubrificante é a causa da queda de pressão no circuito de lubrificação em motores de combustão interna 4T ( Ciclo Otto/Ciclo Diesel ). Porém, o ideal é que sejam utilizados óleos lubrificantes com níveis de desempenho e graus de viscosidade adequados ( ex. API SN; SAE 5W-30 – Ciclo Otto 4T ou API CK-4; SAE 10W-30 – Ciclo Diesel 4T ) e segundo as recomendações dos OEMs.
Figuras 24/25 – Donuts com nível de desempenho API e grau de viscosidade SAE
É importante frisar que sempre que a API e a ACEA desenvolvem e disponibilizam novos níveis de desempenho, os mais recentes substituem com vantagens os anteriores (ex. maior resistência termo-oxidativa; melhores detergência e dispersância etc.). Em face disto, é recomendável utilizar-se níveis de desempenho API e ACEA atualizados com vistas à obtenção de confiabilidade e disponibilidade em motores de combustão interna 4T ( Ciclo Otto/Ciclo Diesel ). O uso de óleos lubrificantes adequados constitui-se prática imprescindível em evitar-se avarias catastróficas e indisponibilidade de equipamentos móveis.
Figuras 26/27 – Muita atenção com a pressão do óleo lubrificante