Força maior e estoques baixos restringem envio de básicos para a América do Sul

1348

Força Maior para óleos básicosPor: Amanda Hay (Deputy Managing Editor, Americas at ICIS)

Lea en español/castellano
Read in english

Força Maior para óleos básicos foi inevitável (Force Majeure)

Foi inevitável a declaração de força maior por alguns fornecedores de óleos básicos.

Os estoques de óleo básico dos EUA permanecem muito baixos para abastecer adequadamente os principais mercados de exportação que dependem dos EUA para material.

Os suprimentos para exportação devem ser escassos na maior parte de 2021, o que terá um efeito significativo para a América do Sul.

A ICIS estima que a região origina 85% do déficit de fornecimento de óleo básico dos Estados Unidos. Os compradores de óleo básico na América do Sul tiveram que recorrer ao material de outras regiões, que também está com oferta restrita globalmente, e acharam extremamente difícil obter o material.

Repor estoques é o objetivo imediato

Os produtores dos EUA estão focados em reconstruir seus estoques, após a tempestade polar de fevereiro, e se preparar para uma temporada ativa de furacões no Atlântico. Eles não tinham estoques suficientes antes da tempestade.

Os produtores estão honrando suas obrigações contratuais, mas muito pouco material está sendo vendido fora dos contratos a prazo.

A tempestade polar fechou 42% (89.200 bbl/dia) da capacidade total de produção de 1º refino dos EUA, de acordo com dados da ICIS, afetando quatro grandes refinarias: Motiva (Port Arthur, Texas), ExxonMobil (Baytown, Texas), HollyFrontier (Tulsa, Oklahoma) e Calumet (Shreveport, Louisiana).

Grupos I e II foram os mais afetados

Os impactos foram maiores quando se olha para os grupos específicos. A tempestade afetou 41% da capacidade de produção do Grupo I e 38% da capacidade de produção do Grupo II. Motiva e ExxonMobil foram paralisações não planejadas, enquanto HollyFrontier e Calumet tiveram paradas prolongadas além do esperado.

Tanto a Motiva quanto a ExxonMobil declararam força maior (Force Majeure). Eles retomaram suas operações e a ExxonMobil suspendeu a força maior no Grupo I, mas não no Grupo II.  Os suprimentos estão melhorando gradualmente de ambas as refinarias.

HollyFrontier e Calumet estavam passando por uma manutenção planejada, mas a tempestade causou problemas que precisaram de reparos extras e atrasou as reinicializações.

HollyFrontier ficou fora do ar cerca de um mês a mais do que o planejado, e Calumet também, pelo menos duas semanas a mais do que o planejado.

Oferta continuará restrita até o quarto trimestre

Embora as taxas de produção continuem melhorando, a oferta está criticamente apertada. As refinarias não conseguem acompanhar a demanda e estão mantendo os volumes para o mercado interno enquanto se recuperam.

Brightstock é o tipo com mais restrição, seguido por neutros pesados ​​e neutros intermediários.

A Europa notou um aumento na demanda por material da América do Sul, mas a região espera que os volumes disponíveis para exportação sejam curtos até o quarto trimestre.

A manutenção planejada na Europa aumenta a restrição. Os compradores na América do Sul devem se ajustar aos desafios de um número limitado de ofertas disponíveis e com preços crescentes.

Os preços de exportação dos EUA para o Grupo II N600 e os preços da Europa para o Grupo I SN500 são mais de quatro vezes os valores mais baixos alcançados na pandemia.

“A disponibilidade é um problema”, disse um participante do mercado, independentemente do volume.

“Não há dúvidas sobre o preço”, disse outro participante.

“Os misturadores podem comprar produtos acabados em vez de óleos básicos”, disse um participante do mercado, embora as taxas de produção do produto acabado sejam afetadas pela escassez de óleos básicos e aditivos.

Há uma expectativa de que o fornecimento nos EUA levará até depois da temporada de furacões para se reequilibrar.

Evolução dos preços nos últimos 12 meses

Linha azul: Base Oils Paraffinic SN500 FOB Europe Assessment Export Spot 2-4 Weeks Full Market Range Weekly (Mid) : USD/tonne

Linha laranja: Base Oils Paraffinic Group II N600 FOB USG Assessment Export Spot 2-6 Weeks Full Market Range Weekly (Mid) : USD/tonne

#portallubes #lubrificantes #graxas #carros #automóveis #Motos #motocicletas #caminhões