Óleo básico na Europa
Talvez mais do que em outras regiões, o fornecimento de óleo básico na Europa e no Oriente Médio tem sido severamente restrito desde o final de 2020. Especialistas da indústria dizem que é improvável que o fluxo aumente no primeiro semestre deste ano.
Como grande parte do mundo, ambas as regiões estão lutando contra os efeitos da queda induzida pela pandemia na demanda de combustíveis e redução nas taxas de operação das refinarias, o que reduziu o fluxo de matéria-prima de gasóleo a vácuo (VGO) para óleos básicos, lembrou Samantha Wright, gerente sênior do ICIS para a exportação de óleos básicos europeus, aos participantes do evento ICIS World Base Oils & Lubricants Live em meados de fevereiro. Mas essas duas regiões enfrentaram desafios adicionais que continuam a restringir a disponibilidade.
Na segunda semana de janeiro, muitos comerciantes europeus ficaram totalmente vendidos no API Group I, e alguns até mesmo em fevereiro. No final daquele mês, os preços domésticos na Europa atingiram os níveis observados pouco antes da pandemia, relatou Eashani Chavda, editor de mercados para vendas de óleo básico na Europa.
“Embora a Europa esteja enfrentando outra rodada de pandemia de coronavírus e bloqueios nacionais, isso teve um impacto limitado na demanda”, comentou ela.
“Pode haver mais material disponível em março, mas será uma melhoria mínima, se houver”, previu Wright.
Na verdade, a pressão crescente dos mercados de exportação tem levado muitos exportadores a comprar óleos básicos no mercado interno para atender à demanda global. “No geral, o mercado europeu está extremamente apertado com alta demanda, e isso deve continuar nos próximos meses”, disse Chavda.
A demanda tem sido particularmente alta no Reino Unido, que deve continuar durante a maior parte do segundo trimestre deste ano. Até agora, o Brexit teve muito pouco impacto no mercado de óleo básico, já que os atores do mercado tinham estoques de óleos do Grupo I em antecipação à separação do país da União Europeia.
O Grupo I provavelmente permanecerá apertado durante o segundo trimestre nos mercados doméstico e de exportação, disse Wright, especialmente se o setor automotivo tiver o aumento de produção de 20% que é esperado, criando demanda por óleos industriais.
Para o Grupo II, a oferta restrita neste trimestre foi impulsionada não apenas por mudanças na demanda, mas também pela escassez de importações dos Estados Unidos, onde o clima severo no verão reduziu a produção. “Isso repercutiu no mercado europeu e ainda enfrentamos o impacto disso hoje, pois os fluxos comerciais mudaram enormemente desde o início do ano passado”, observou Chavda. As importações dos EUA foram retomadas, mas não o suficiente para satisfazer a demanda atual. Além disso, grandes volumes foram desviados para a Ásia, onde os compradores pagarão preços mais altos.
Com o aperto contínuo no Grupo II, a cota europeia de importações de óleo de base não deve ser excedida no primeiro semestre deste ano. Os preços do Grupo III continuaram subindo desde o início do ano. “O mercado está atingindo um nível crítico de escassez para todos os tipos, embora o produto de 6 centiStoke continue sendo o mais problemático neste mês [fevereiro]”, disse Chavda.
A redução da produção de combustível de aviação, que levou à escassez do Grupo III, deverá continuar ao longo do primeiro semestre do ano, enquanto as viagens diminuem devido à pandemia.
A próxima manutenção complicará o quadro do Grupo III, incluindo uma grande reviravolta na planta da Neste de 5.100 barris por dia em Porvoo, Finlândia, durante o segundo trimestre e na planta de 26.000 b / d da SK em Ulsan, Coreia do Sul, começando em março, Wright apontou.
O fornecimento do Grupo I também não escapará do tempo de inatividade. A manutenção está programada para a planta de 2.500 b / d da Repsol em Cartagena, Espanha, durante este trimestre; Planta de 5.000 b / d da Gazpromneft em Omsk, Rússia, entre fevereiro e maio; a fábrica de 5.100 b / d Lotos em Gdansk, Polônia, em março; Planta de 4.800 b / d da Total em Gonfreville, França, até abril; e a planta de 3.100 b / d da PKN Orlen Oil em Plock, Polônia, de abril a maio. A refinaria da Galp no Porto, Portugal, também tem manutenção programada, embora Wright não tenha especificado quando.
Oriente Médio
No Oriente Médio, o Grupo I tem sido precioso e no final de 2020 atingiu os preços mais altos desde agosto de 2018, disse o editor sênior Izham Ahmed durante outra apresentação.
O óleo básico do Irã foi vendido nos últimos meses por meio de licitações, disse ele, mas apenas em pequenos volumes de 2.000 a 7.000 toneladas métricas. Compradores da Ásia também licitaram cargas, aumentando a concorrência.
Paradas e taxas de produção mais baixas durante a pandemia resultaram em atrasos para obrigações contratuais, causando menor disponibilidade no local. As sanções às exportações iranianas, combinadas com a maior demanda interna naquele país, também restringiram a oferta. Os preços para o Neutro 150 do Grupo I foram particularmente altos no quarto trimestre do ano passado.
Os preços de exportação de Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos, subiram 24% de outubro a dezembro, informou Ahmed. Ele também observou que os preços do Grupo I iraniano normalmente aumentam antes do feriado de Nowruz, que é em março