Marcos Thadeu Lobo
Engenheiro Mecânico Graduado Pela Universidade Estadual De Campinas ( Unicamp ) em 1985. Ingressou na Petrobras Distribuidora S/A em 1986 como profissional de Suporte Técnico em Produtos. E atualmente exerce a função de Consultor Técnico Sênior.
Limpando o Diesel Rodoviário
O Nível Geral de Limpeza do Óleo Diesel Rodoviário (B S500/ B S10) é de vital importância, visto que os modernos sistemas de injeção operam a elevadas pressões e tem tolerâncias dinâmicas muito pequenas, podendo os elementos móveis e bicos injetores sofrer acelerado desgaste por abrasão causado por material particulado sólido abrasivo (ex. sílica), que contamine o combustível.
Figuras 1/2 – Modernos sistemas de injeção: folgas dinâmicas muito pequenas
Tendo em vista que a ingestão de material particulado sólido abrasivo (sílica) pode ocorrer quando do abastecimento de combustível em campo, um chefe de manutenção de equipamentos móveis em destilaria de álcool adotou solução bastante simples e prática para proteger o bocal de abastecimento dos tanques de combustível “on-board” dos equipamentos móveis.
Essa técnica consiste em seccionar transversalmente filtros de óleo lubrificante utilizados em sistemas hidráulicos ou sistemas conjugados de tratores agrícolas de pneus, retirar o elemento filtrante e aproveitar a carcaça metálica para proteger o bocal de enchimento do tanque de combustível “on-board” contra a impregnação e ingestão de material particulado sólido abrasivo (poeira) melhorando-se, desta forma, o Nível Geral de Limpeza do Óleo Diesel Rodoviário (B S500/B S10) em uso.
Figuras 3/4 – Proteção do bocal de enchimento do tanque de combustível “on-board”
Técnica simples que melhora a eficiência do diesel rodoviário
Técnica bastante simples, como a citada, pode ser extremamente eficaz em se manter o Nível Geral de Limpeza do Óleo Diesel Rodoviário (B S500/B S10) nos equipamentos móveis na área agrícola, mineradoras e construção civil.
Figuras 5/6 – Material particulado sólido abrasivo ( poeira ): desgaste
Tendo em vista que as tolerâncias dinâmicas nos modernos sistemas de injeção Common Rail atingem a ordem de 2 mícron, é premente que cuidados apurados sejam tomados com vistas a se manter o Nível Geral de Limpeza do Óleo Diesel Rodoviário (B S500/B S10) o melhor possível sob pena de custosos danos causados por abrasão ao sistema de injeção.
Por exemplo, o aumento de diâmetro dos orifícios dos bicos injetores com desajuste na nebulização do Óleo Diesel Rodoviário (B S500/B S10), aumento da folga entre a agulha e o corpo do bico injetor provocando deficiência na estanqueidade, aumento na emissão de fuligem, aumento no consumo de combustível, obstrução parcial ou total dos furos dos bicos injetores provocando combustão irregular etc.
Figuras 7/8 – Material particulado sólido abrasivo ( sílica ): desgaste