Monitoramento de falhas
Monitoramento de falhas – Valiosas táticas de manutenção em motores de combustão interna Ciclo Diesel/Ciclo Otto 4T não envolvem qualquer ferramental, instrumentos ou amostras de óleo lubrificante e podem, nem sequer, constar no Plano de Manutenção Preventiva. O que se requer para que essas táticas de manutenção sejam bem sucedidas são inspeções hábeis, regulares, de fácil compreensão e frequentes. Muitas organizações têm descoberto o valor de selecionar inspeções que conjugam tempo e qualidade, por empregar técnicas de monitoramento da condição de serviço baseadas nos órgãos sensoriais, conjuntamente com outras técnicas baseadas em instrumentos. Podemos chamar essas atividades de inspeções sensoriais rápidas e frequentes.
As máquinas nos revelam problemas de maneiras dessemelhantes das pessoas, que têm habilidades verbais. Elas se comunicam por meio da “linguagem de sinais” para indicar que estão prestes a sofrer avarias ou que foram invadidas por materiais estranhos.
Reconhecer, no entanto, os sinais e sintomas que os motores de combustão interna Ciclo Diesel/Ciclo Otto 4T nos querem transmitir requer habilidade daqueles que trabalham em sua manutenção e inspeção, sendo estas habilidades adquiridas por meio de treinamento, prática e, principalmente, motivação.
Porém, para que as inspeções sensoriais rápidas e frequentes por meio de audição sejam bem sucedidas, é necessário que os mecânicos de manutenção, mecânicos-lubrificadores ou operadores de máquinas que as executam sejam bem treinados e tenham acesso regular ao motor de combustão interna Ciclo Diesel/Ciclo Otto 4T.
Da mesma forma que os procedimentos de segurança, de qualidade e de Manutenção Produtiva Total (TPM), a confiabilidade do maquinário é responsabilidade de todos os envolvidos no processo produtivo e de manutenção.
Os motores de combustão interna Ciclo Diesel/Ciclo Otto 4T emitem uma série de sinais audíveis, alguns normais e outros preocupantes, como sons de estalos, tinidos, sons de superfícies metálicas em atrito etc. Instrumentos simples, como chave-fixa, barra metálica, mangueira de jardim ou estetoscópio, podem ser utilizados para auscultar o equipamento e identificar a provável fonte do ruído anormal.
1. Ruídos oriundos de anéis de segmento de êmbolos e camisas de cilindro
1.1. Ruídos com o som de estalos durante o período
de aceleração – causas comuns:
1.1.1. Baixa tensão de compressão entre anéis de
segmento e paredes de camisas de cilindros;
1.1.2. Anéis de segmento fraturados ou com
elevado grau de desgaste;
1.1.3. Paredes de camisas de cilindros gastas.
Leia o restante do artigo na revista LUBES EM FOCO – edição 78, apresentada abaixo: