Vendas de veículos
Com a crise gerada pela pandemia do novo coronavírus, está claro que as vendas de veículos em 2020 devem sofrer queda abrupta com relação ao ano passado. No entanto, a consultoria LMC Automotive, parceira internacional da Carcon Automotive, aponta que o mercado pode registrar uma recuperação importante já em 2021, quando espera que as vendas de automóveis e comerciais leves alcancem um crescimento de até 32% sobre o resultado deste ano.
Segundo a consultoria, os licenciamentos de veículos devem fechar 2020 com volume entre 1,6 milhão a 1,8 milhão, o que representaria uma queda de 35% a 38% na comparação anual.
Com isso, a previsão indica que a queda na produção de veículos leves pode chegar a 38% neste ano com relação a 2019, quando a indústria brasileira produziu 2,8 milhões de unidades, considerando apenas veículos leves. Para a consultoria, a produção brasileira continuará sendo impactada fortemente pelas baixas vendas na Argentina e em outros países da região que também sofrem os impactos da crise.
Segundo a LCM Automotive, a projeção considera um cenário de retorno gradativo de vendas com o controle da pandemia a níveis satisfatórios a partir de setembro deste ano. As estimativas incluem também o efeito na queda da confiança do consumidor, que deve se elevar também de forma gradativa e já considera um possível impacto da falta de coordenação política nas medidas protetivas contra a pandemia.