Robô-cachorro
A Boston Dynamics levará o Spot, seu robô-cachorro, para fazer monitoramento de distanciamento social em parques de Singapura. O projeto piloto começa nesta sexta-feira (8), e acontecerá durante duas horas em períodos fora do horário de pico. Para isso, um operador controlará o cão-robô a uma distância de 3 km, de onde também observará o fluxo de movimento local.
É importante lembrar que Singapura foi uma das primeiras nações do mundo a adotar medidas rígidas de prevenção ao contágio do coronavírus. Dentre elas, estavam o isolamento social, controle de aeroportos e rastreamento da população. Com isso, o governo do país conseguiu conter o avanço do número de infectados locais.
Robô quadrúpede pode ser usado em várias atividades, como monitoramento em construção civil e produção industrialFonte: Boston Dynamics/Divulgação
“O Spot é equipado com sensores de segurança para detectar objetos e pessoas em seu caminho”, aponta um comunicado da companhia. “Ele possui algoritmos embutidos para detectar um objeto ou pessoa a um metro de sua proximidade, para evitar colisões”, completou o texto. Se a experiência der certo, o Spot também fará patrulhas em outros horários.
No mês passado, a Boston Dynamics anunciou uma parceria com hospitais dos Estados Unidos, para ajudar vítimas da covid-19 a fazer visitas remotas a parentes e amigos. Para isso, a máquina levaria, em sua parte frontal, uma tela e câmeras para transmissão de conversas.
Além disso, o Spot também já é utilizado em operações pela polícia norte-americana desde o ano passado. O robô de quatro patas pesa em torno de 27 quilos, é capaz de correr a uma velocidade de 4,8 km/h e pode transportar cargas de até 13,5 kg.