O comércio varejista
De acordo com os economistas da Boa Vista SCPC, instituição de serviços ligada à Associação Comercial de São Paulo (ACSP), o comércio varejista deve crescer 3% em 2020. O segmento fechou com alta de 1,9% em 2019 em relação ao ano anterior.
Segundo a publicação mensal Indicador Movimento do Comércio de janeiro, editada pela Boa Vista e que avalia o desempenho das vendas varejistas em nível nacional, o crescimento ocorre pelo terceiro ano consecutivo.
Ainda mais, siga-nos no Instagram e fique informado sobre tudo que acontece no setor de transportes
O último mês de 2019, registrou uma queda em relação a novembro. No entanto, o resultado não afetou às projeções positivas para o ano novo. Isso porque, em relação a dezembro de 2018 o faturamento do varejo cresceu 0,8%. Além disso, historicamente novembro é um mês de alta para o setor em razão de promoções como a Black Friday.
Outros pontos que contribuíram para os bons números de novembro foram a liberações de recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e do PIS-Pasep. Entre 2018 e 2019, os maiores porcentuais de crescimento foram observados nos itens tecidos, vestuários e calçados (+6,3%), outros artigos do varejo (+2,7%), supermercados, alimentos e bebidas (+2%) e móveis e eletrodomésticos (+0,2%).
O cenário apontado pela Boa Vista é de recuperação gradual ao longo deste ano. Em 2019, o crescimento das vendas já ocorreu em níveis superiores aos do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), estimado entre 1% e 1,2%.