Oriente Médio exporta básicos para Índia e China e pressiona região

283

Óleos básicosÓleos básicos

As exportações de óleos básicos dos Grupos II e III do Oriente Médio para a Índia e China estão crescendo e pressionando as participações de mercado dos produtores asiáticos, disse um observador do setor no primeiro dia da Conferência Asiática de Lubrificantes Industriais.

“Em 2017, a Índia não importou nenhum óleo básico da Arábia Saudita, mas em 2018 as importações de óleo básico da Arábia Saudita representaram 12%”, disse o editor sênior da ICIS, Izham Ahmad, na conferência, que foi organizada em conjunto pela ICIS e pelo Instituto Europeu de Graxa Lubrificante – ELGI.

Em 2018, as importações indianas de óleo básico da Coréia caíram de 50% para 45%, e Taiwan e Cingapura perderam 1%. Embora as importações dos Emirados Árabes Unidos também tenham perdido 5% a 13%, “os dados da Índia em 2019 mostram que esta tendência [de aumentar os óleos básicos do Oriente Médio] continua. De janeiro a agosto deste ano, os óleos de base do Oriente Médio representaram 25% dos 10 principais locais de origem das importações na Índia. O volume de importações do Oriente Médio ficou atrás apenas do volume sul-coreano ”, acrescentou.

As importações da China de janeiro a agosto de 2019 mostraram uma tendência semelhante. “A Coréia do Sul e Cingapura foram as principais fontes de importação de óleos básicos, e os óleos básicos de origem do Oriente Médio representaram 8% das 10 principais origens das importações na China, em parte devido à guerra comercial”, disse ele. O suprimento dos Emirados Árabes Unidos representou 3% e do Catar 5% do volume das 10 principais origens.

“O Oriente Médio se tornou um participante importante do Grupo III e do Grupo III +”, acrescentou. A região possui mais de 2 milhões de toneladas de capacidade de produção do Grupo III e Grupo III + e mais de 500.000 toneladas de capacidade do Grupo II.

Isso está afetando os principais fornecedores de óleo da Ásia. “As exportações do Grupo II e III da Coréia para os Emirados Árabes caiu diante das novas capacidades do Oriente Médio ”, disse ele. Embora as sanções dos EUA ao Irã tenham tido algum impacto, as exportações de óleo básico do Irã têm diminuído. Em 2018, o país exportou 392.188 toneladas, ante quase 450.000 toneladas em 2017.