

Marcos Thadeu Lobo
Engenheiro Mecânico Graduado Pela Universidade Estadual De Campinas ( Unicamp ) em 1985. Ingressou na Petrobras Distribuidora S/A em 1986 como profissional de Suporte Técnico em Produtos. E atualmente exerce a função de Consultor Técnico Sênior.
Melhoradores do Índice de Viscosidade – A viscosidade de um óleo lubrificante pode ser definida como a sua resistência ao escoamento e varia de forma direta com a temperatura.


Podemos definir, de forma simples, que o Índice de Viscosidade ( IV ) de um óleo lubrificante é um método comumente utilizado para se medir a variação da viscosidade de um fluido com relação à temperatura e quanto maior o Índice de Viscosidade ( IV ) menor será a variação relativa da viscosidade com a temperatura.
Melhoradores do Índice de Viscosidade
Melhoradores do Índice de Viscosidade ( MIVs ) são aditivos que procuram adequar a viscosidade do óleo lubrificante à sua faixa de temperatura de serviço, sendo compostos por moléculas poliméricas sensíveis à ação da temperatura. A baixas temperaturas, a cadeia molecular se contrai e não influi na viscosidade do óleo lubrificante. À medida que as temperaturas se elevam, a cadeia polimérica relaxa e reduz a taxa de variação da viscosidade do óleo lubrificante com a temperatura.
Com vistas a melhor explicar o comportamento das cadeias poliméricas que compõem os Melhoradores do Índice de Viscosidade ( MIVs ) podemos dizer que, quando contraídas, as moléculas se deslocam umas em relação às outras facilmente mas, quando expandidas, elas se prendem umas às outras e dificultam o escoamento do fluido lubrificante em que estão presentes.
À medida que a temperatura se eleva a viscosidade dos óleos lubrificante diminui e vice-versa sendo a adição de Melhoradores de Índice de Viscosidade ( MIVs ) destinada a diminuir a taxa na qual a viscosidade varia.
Os Melhoradores de Índice de Viscosidade ( MIVs ) são utilizados, primariamente, na formulação de óleos lubrificantes multi-graus para uso em motores de combustão interna 4T ( Ciclo Diesel/Ciclo Otto ), fluidos para uso em transmissões automáticas, fluidos para uso em sistemas de direção hidráulica, fluidos hidráulicos etc.
Os óleos lubrificantes formulados com Melhoradores de Índice de Viscosidade ( MIVs ) destinam-se, na maioria das vezes, ao uso em equipamentos móveis em função das grandes variações de temperatura de operação a que são submetidos os componentes móveis que equipam sistemas de acionamento nestes maquinários.
Nos óleos lubrificantes para uso em cárteres de motores de combustão interna 4T ( Ciclo Diesel/Ciclo Otto ) é interessante que a viscosidade à temperatura ambiente seja baixa para facilitar o recalque quando do acionamento do motor de partida.
Baixas viscosidades à temperatura ambiente permitirão que o óleo lubrificante possa ser rapidamente recalcado pela bomba de óleo lubrificante através das galerias de óleo lubrificante, passando a lubrificar rapidamente os balancins, válvulas de admissão, válvulas de escapamento, árvore de comando de válvulas, varetas, tuchos, molas de válvulas etc. tão logo se acione o sistema de ignição, principalmente, às baixas temperaturas das manhãs e do inverno quando a temperatura do óleo lubrificante no cárter se encontra quase à temperatura ambiente.
Por outro lado, é necessário que a viscosidade do óleo lubrificante seja adequada para que o filme lubrificante seja robusto o suficiente para manter separadas as partes móveis dos motores de combustão interna 4T ( Ciclo Diesel/Ciclo Otto ) quando atingirem a temperatura de operação.
Podemos dizer, desta forma, que o uso dos Melhoradores de Índice de Viscosidade (MIVs) em óleos lubrificantes de cárter foram grandemente responsáveis pelo aumento na vida útil dos motores de combustão interna 4T (Ciclo Diesel/Ciclo Otto).
Vamos tomar por exemplo um óleo lubrificante para uso em motor de combustão interna 4T ( Ciclo Diesel/Ciclo Otto ) com grau de viscosidade SAE 10W-40:
– Como a viscosidade à baixa temperatura será a de um óleo com grau de viscosidade SAE 10W, o referido óleo lubrificante possuirá adequada bombeabilidade visto a temperatura do óleo lubrificante estar quase à temperatura ambiente quando da sua entrada em operação de forma a lubrificar rapidamente os componentes móveis, principalmente, nas baixas temperaturas das manhãs e do inverno
– O óleo lubrificante terá o grau de viscosidade SAE 40, mantendo filme de óleo mais espesso com vistas a separar as peças em movimento quando forem atingidas as elevadas temperatura de operação
Figuras 15/16 – MIVs permitiram o advento dos óleos lubrificantes multi-graus
Porém, o uso de Melhoradores de Índice de Viscosidade ( MIVs ) apresenta um inconveniente: suscetibilidade ao cisalhamento mecânico. À medida que o Melhorador de Índice de Viscosidade ( MIV ) sofre cisalhamento mecânico, vai perdendo a propriedade de atuar como estabilizador de viscosidade com o aumento temperatura de serviço do óleo lubrificante.
Melhoradores de Índice de Viscosidade ( MIVs ) compostos por polímeros de elevado peso molecular tem melhores propriedades espessantes mas tendem a ter menor resistência ao cisalhamento mecânico enquanto que aqueles compostos por polímeros de menor peso molecular são mais resistentes ao cisalhamento mecânico mas apresentam menor efetividade na manutenção da viscosidade à medida que a temperatura de operação do óleo lubrificante for aumentando necessitando, assim, serem adicionados em maior proporção na formulação do óleo lubrificante.
Em resumo podemos dizer que os Melhoradores de Índice de Viscosidade ( MIVs ) são grandemente responsáveis pela elevação da vida útil de componentes mecânicos lubrificados a óleo em variados tipos de maquinário e, sem o desenvolvimento desta eficaz tecnologia em lubrificação, os custos de manutenção seriam bastante maiores e a disponibilidade e vida útil em serviço substancialmente menores.