Marcos Thadeu Lobo
Engenheiro Mecânico Graduado Pela Universidade Estadual De Campinas ( Unicamp ) em 1985. Ingressou na Petrobras Distribuidora S/A em 1986 como profissional de Suporte Técnico em Produtos. E atualmente exerce a função de Consultor Técnico Sênior.
Melhoradores do Índice de Viscosidade – A viscosidade de um óleo lubrificante pode ser definida como a sua resistência ao escoamento e varia de forma direta com a temperatura.
Podemos definir, de forma simples, que o Índice de Viscosidade ( IV ) de um óleo lubrificante é um método comumente utilizado para se medir a variação da viscosidade de um fluido com relação à temperatura e quanto maior o Índice de Viscosidade ( IV ) menor será a variação relativa da viscosidade com a temperatura.
Melhoradores do Índice de Viscosidade
Melhoradores do Índice de Viscosidade ( MIVs ) são aditivos que procuram adequar a viscosidade do óleo lubrificante à sua faixa de temperatura de serviço, sendo compostos por moléculas poliméricas sensíveis à ação da temperatura. A baixas temperaturas, a cadeia molecular se contrai e não influi na viscosidade do óleo lubrificante. À medida que as temperaturas se elevam, a cadeia polimérica relaxa e reduz a taxa de variação da viscosidade do óleo lubrificante com a temperatura.
Com vistas a melhor explicar o comportamento das cadeias poliméricas que compõem os Melhoradores do Índice de Viscosidade ( MIVs ) podemos dizer que, quando contraídas, as moléculas se deslocam umas em relação às outras facilmente mas, quando expandidas, elas se prendem umas às outras e dificultam o escoamento do fluido lubrificante em que estão presentes.
Figura 4 – As moléculas poliméricas ao estender-se dificultam o escoamento do fluido
À medida que a temperatura se eleva a viscosidade dos óleos lubrificante diminui e vice-versa sendo a adição de Melhoradores de Índice de Viscosidade ( MIVs ) destinada a diminuir a taxa na qual a viscosidade varia.
Figuras 5/6 – Os MIVs reduzem a taxa da variação da viscosidade com a temperatura
Os Melhoradores de Índice de Viscosidade ( MIVs ) são utilizados, primariamente, na formulação de óleos lubrificantes multi-graus para uso em motores de combustão interna 4T ( Ciclo Diesel/Ciclo Otto ), fluidos para uso em transmissões automáticas, fluidos para uso em sistemas de direção hidráulica, fluidos hidráulicos etc.
Os óleos lubrificantes formulados com Melhoradores de Índice de Viscosidade ( MIVs ) destinam-se, na maioria das vezes, ao uso em equipamentos móveis em função das grandes variações de temperatura de operação a que são submetidos os componentes móveis que equipam sistemas de acionamento nestes maquinários.
Figuras 7/8 – Óleo de cárter e transmissão automática: uso de MIVs na formulação
Nos óleos lubrificantes para uso em cárteres de motores de combustão interna 4T ( Ciclo Diesel/Ciclo Otto ) é interessante que a viscosidade à temperatura ambiente seja baixa para facilitar o recalque quando do acionamento do motor de partida.
Figuras 9/10 – MIVs: rápida circulação do óleo lubrificante na partida do motor
Baixas viscosidades à temperatura ambiente permitirão que o óleo lubrificante possa ser rapidamente recalcado pela bomba de óleo lubrificante através das galerias de óleo lubrificante, passando a lubrificar rapidamente os balancins, válvulas de admissão, válvulas de escapamento, árvore de comando de válvulas, varetas, tuchos, molas de válvulas etc. tão logo se acione o sistema de ignição, principalmente, às baixas temperaturas das manhãs e do inverno quando a temperatura do óleo lubrificante no cárter se encontra quase à temperatura ambiente.
Figuras 11/12 – Quanto mais rápida for a circulação do óleo lubrificante quando do início de operações, menor o desgaste das partes móveis
Por outro lado, é necessário que a viscosidade do óleo lubrificante seja adequada para que o filme lubrificante seja robusto o suficiente para manter separadas as partes móveis dos motores de combustão interna 4T ( Ciclo Diesel/Ciclo Otto ) quando atingirem a temperatura de operação.
Figuras 13/14 – MIVs: filme de óleo lubrificante robusto à temperatura de operação
Podemos dizer, desta forma, que o uso dos Melhoradores de Índice de Viscosidade (MIVs) em óleos lubrificantes de cárter foram grandemente responsáveis pelo aumento na vida útil dos motores de combustão interna 4T (Ciclo Diesel/Ciclo Otto).
Vamos tomar por exemplo um óleo lubrificante para uso em motor de combustão interna 4T ( Ciclo Diesel/Ciclo Otto ) com grau de viscosidade SAE 10W-40:
– Como a viscosidade à baixa temperatura será a de um óleo com grau de viscosidade SAE 10W, o referido óleo lubrificante possuirá adequada bombeabilidade visto a temperatura do óleo lubrificante estar quase à temperatura ambiente quando da sua entrada em operação de forma a lubrificar rapidamente os componentes móveis, principalmente, nas baixas temperaturas das manhãs e do inverno
– O óleo lubrificante terá o grau de viscosidade SAE 40, mantendo filme de óleo mais espesso com vistas a separar as peças em movimento quando forem atingidas as elevadas temperatura de operação
Figuras 15/16 – MIVs permitiram o advento dos óleos lubrificantes multi-graus
Porém, o uso de Melhoradores de Índice de Viscosidade ( MIVs ) apresenta um inconveniente: suscetibilidade ao cisalhamento mecânico. À medida que o Melhorador de Índice de Viscosidade ( MIV ) sofre cisalhamento mecânico, vai perdendo a propriedade de atuar como estabilizador de viscosidade com o aumento temperatura de serviço do óleo lubrificante.
Figuras 17/18 – MIVs são susceptíveis ao cisalhamento mecânico
Melhoradores de Índice de Viscosidade ( MIVs ) compostos por polímeros de elevado peso molecular tem melhores propriedades espessantes mas tendem a ter menor resistência ao cisalhamento mecânico enquanto que aqueles compostos por polímeros de menor peso molecular são mais resistentes ao cisalhamento mecânico mas apresentam menor efetividade na manutenção da viscosidade à medida que a temperatura de operação do óleo lubrificante for aumentando necessitando, assim, serem adicionados em maior proporção na formulação do óleo lubrificante.
Figuras 19/20 – MIVs: divisores de água na lubrificação de maquinário
Em resumo podemos dizer que os Melhoradores de Índice de Viscosidade ( MIVs ) são grandemente responsáveis pela elevação da vida útil de componentes mecânicos lubrificados a óleo em variados tipos de maquinário e, sem o desenvolvimento desta eficaz tecnologia em lubrificação, os custos de manutenção seriam bastante maiores e a disponibilidade e vida útil em serviço substancialmente menores.