Índices recuam com guerra comercial alimentando temores de recessão

91
índices acionários
Bolsa de Nova York (NYSE) – 06/08/2019
Créditos da imagem: Brendan McDermid – REUTERS

Índices acionários

(Reuters) – Os índices acionários dos Estados Unidos recuavam nesta segunda-feira, pressionados por ações financeiras, à medida que investidores deixavam ativos de maior risco por temores de que uma prolongada guerra comercial entre os EUA e a China poderá levar a economia global a uma recessão.

Às 11:14 (horário de Brasília), o índice Dow Jones caía 0,75%, a 26.091 pontos, enquanto o S&P 500 perdia 0,80688%, a 2.895 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq recuava 0,84%, a 7.892 pontos.

Os três principais índices de Wall Street fecharam em queda na última semana, encerrando cinco dias de negociações de volume elevado marcados por grande volatilidade, em meio a preocupações de investidores de que um declínio no iuan chinês possa estender o escopo da guerra comercial para incluir moedas.

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse na sexta-feira que não estava pronto para fazer um acordo com a China, jogando água fria sobre qualquer esperança de que a disputa se encerre em breve. A promessa de Trump de tarifar 300 bilhões de dólares em importações chinesas entrará em vigor em 1º de setembro.

“Me parece que os EUA e a China estão se distanciando ainda mais em tentar alcançar um acordo”, disse RandyFrederick, vice presidente de trading e derivativos da CharlesSchwab.

“Se ele (Trump) adiar essa data (1º de setembro), nós poderemos ter um curto período de calma, mas enquanto esse tema das novas tarifas estiver por aí, pendendo em algum momento, eu acho que essa volatilidade permanecerá.”

Ao longo do fim de semana, o Goldman Sachs disse que temores de que a guerra comercial EUA-China leve a uma recessão estavam crescendo e que o banco não espera mais um acordo comercial antes da eleição presidencial norte-americana de 2020.