Fluido hidráulico para tratores antigos será rotulado como “obsoleto”

942

fluido hidraulico

Fluido hidráulico

A partir de janeiro, o fluido hidráulico dos tratores vendidos nos Estados Unidos que não atenderem às especificações atuais precisarão ser claramente rotulados como “obsoletos” e acompanhados por um aviso explicativo em suas frentes de pacotes, seguindo as alterações adotadas, neste mês de julho, pela Conferência Nacional de Pesos e Medidas dos EUA (NCWM).

A NCWM adotou as mudanças nos requisitos do NIST Handbook 130 para fluidos hidráulicos de tratores (THF), com o objetivo declarado de evitar a falsa representação do produto e a falha do equipamento. A alteração fundamental exige que quaisquer especificações obsoletas do fabricante sejam claramente identificadas como tal e sejam acompanhadas por um aviso específico no rótulo da embalagem dianteira, em letra e cor claramente legíveis.

Esse aviso deve indicar que algumas das especificações não são mais consideradas ativas pelo fabricante do equipamento original. O aviso não é necessário se o fluido pretender atender às especificações atuais dos fabricantes de equipamentos originais.

Observadores da indústria enalteceram a mudança como uma importante proteção para os consumidores.

Fluido hidráulico obsoleto deverá declarar no rótulo 

“Particularmente útil para proteger o equipamento dos consumidores é a exigência de que uma declaração de advertência seja exibida no rótulo frontal do THF que atenda apenas a especificações obsoletas”, disse Tom Glenn, presidente do Petroleum Quality Institute of America (PQIA), que se destacou em trazer ao mercado um controle do suprimento do fluido 303 THF para tratores, indicado para uma antiga especificação da John Deere, que agora está obsoleta.

“A linguagem exigida na declaração é inequívoca e necessária, especialmente a formulação de que ‘É possível causar danos significativos à transmissão, sistema hidráulico, vedações, comando final ou eixos ao usar este produto em aplicações às quais não se destina’. Além de informar e proteger os consumidores, a PQIA acredita que as emendas ajudarão a promover a concorrência justa nos negócios em uma linha de produtos que há anos muitos descrevem como o Velho Oeste dos lubrificantes”.

“A Lubrizol, que patrocinou a alteração juntamente com o Estado do Missouri, está satisfeita em ver que houve amplo apoio à aprovação da nova linguagem em relação à definição de fluido hidráulico para tratores”, disse Stephen Eck, gerente global de produtos para rodovia da Lubrizol, em comunicado enviado por e-mail. “Acreditamos que isso protegerá melhor os consumidores finais com uma representação adequada do produto, alinhando-se às especificações dos OEMs atuais, que seus investimentos significativos em equipamentos exigem para uma ótima durabilidade e funcionalidade.

Regras entram em vigor em 1º de janeiro de 2020

A NCWM adotou as emendas em sua reunião anual realizada de 14 a 18 de julho em Milwaukee, Wisconsin, e os novos regulamentos entram em vigor em 1º de janeiro, sendo incluídos no Uniform Regulation for the Method of Sale of Commodities, na edição 2020 do NIST Handbook 130 sob “Leis e Regulamentos Uniformes nas áreas de Metrologia Legal e Qualidade de Combustível”, disse Kenneth Butcher, líder do programa do Instituto de Padrões e Tecnologia do Instituto Nacional de Pesos e Medidas / Leis e Programa Métrico.

Trator John Deere 303 de 1964

Produtos rotulados como 303 THF têm sido ofertas comuns para fluidos de tratores econômicos, mas a JD 303 há muito tempo foi declarada obsoleta e não é mais administrada, o que significa que não há verificação de que os produtos atendem à especificação ou que a especificação fornece proteção adequada.

A John Deere desenvolveu a JD 303 há quase 60 anos e a substituiu em 1974 pela J14B, que foi substituída em 1978 pela J20A. A John Deere declarou todas essas especificações como obsoletas e possui duas especificações atuais – JDM-J20C e J20D – juntamente com seu fluido Hy-Gard genuíno. Os críticos dizem que os fluidos JD 303 não atendem aos requisitos de lubrificação dos tratores modernos e, na verdade, podem prejudicá-los.

“Esta iniciativa do NCWM criará novos requisitos de rotulagem para fluidos hidráulicos de tratores”, disse o presidente da ILMA, Holly Alfano. “A ILMA apoiou isso porque é hora de acabar com as afirmações vagas, confusas e muitas vezes enganosas feitas para os fluidos do tipo 303. Vimos que a indústria estima que menos de dois por cento dos tratores em uso hoje foram projetados para operar com esse óleo, portanto a demanda pelo produto deve ser baixa. Os proprietários e operadores de equipamentos conscientes dos custos precisam ter informações adequadas sobre o desempenho dos produtos que estão comprando.”

Aditivos também entram no controle

A seção sobre aditivos de fluido hidráulico para trator estipula que qualquer material oferecido para venda ou vendido como aditivo para fluido hidráulico de trator “deve ser compatível com o fluido hidráulico do trator ao qual é adicionado e deve atender a todas as declarações de desempenho conforme declarado no rótulo ou publicado. em qualquer site referenciado pelo rótulo”. A alteração também exige que as declarações de desempenho sejam documentadas.

A seção de rotulagem da embalagem das alterações exige que a etiqueta em um recipiente de fluido hidráulico de trator não contenha qualquer informação que seja falsa ou enganosa. Recipientes incluem garrafas, latas, recipientes de vários litros ou litro, baldes, barris, tambores e recipientes intermediários a granel. As alterações também incluem estipulações semelhantes para identificação da documentação do fornecedor de serviços para tanques a granel e requisitos para rotulagem do tanque de armazenamento.

Os documentos de alteração e cartas relacionadas estão disponíveis no site da NCWM, na seção Adicional de Cartas, Apresentações e Dados, Bloco 4: https://www.ncwm.net/meetings/annual/publication-16