Nesta quinta, 21 de março, Ayrton Senna faria 59 anos de idade se estivesse vivo. O brasileiro marcou época na Fórmula 1 com sua velocidade e desejo de vencer. O piloto foi o recordista de pole positions na categoria durante muito tempo, e até hoje é tido como um dos pilotos mais marcantes da história do campeonato.
Senna infelizmente acabou morrendo devido a um acidente na curva Tamburello na sétima volta do trágico GP de San Marino de 1994, que também matou o austríaco Roland Ratzenberger na classificação de sábado. Ayrton tinha 34 anos.
Mesmo com o desfecho prematuro, em dez temporadas completas na F1 Senna mostrou todo o seu talento, o que nos deixa até hoje pensando no que poderia alcançar se tivesse terminado sua carreira.
Relembramos aqui as principais estatísticas de sua carreira e seus 20 momentos mais marcantes.
Números:
Vitórias
41 (25,47%)
Poles
65 (40,37%)
Voltas mais rápidas
19 (11,80%)
Pódios
80 (49,69%)
GPs
161
Temporadas
11
Volta lideradas
2931 de 8219
Pontos
614
Veja os 20 momentos mais marcantes da carreira de Senna:
GP da África do Sul, 1984 – Primeiros pontos e problema físico
GP de Mônaco, 1984 – Primeiro pódio
GP de Portugal, 1985 – Primeira pole, primeira vitória e domínio
GP da Espanha, 1986 – Vitória por 0s014 e liderança do mundial
GP de Mônaco, 1987 – Novo Mr. Mônaco?
GP de Mônaco, 1988 – O grande erro
GP do Canadá, 1988 – Derrotando Prost na pista
GP do Japão, 1988 – O primeiro titulo
GP de San Marino, 1989 – O início da briga com Prost
GP do Japão, 1989 – Batida com Prost e título tirado no tapetão
GP da Itália, 1990 – A aposta e o fim da maldição de Monza
GP do Japão, 1990 – O troco
GP do Brasil, 1991 – A primeira no Brasil e com uma marcha apenas
GP do Japão, 1991 – O tri
GP de Mônaco, 1992 – Domando o ‘Leão’
GP do Brasil, 1993 – Vitória apoteótica na frente da torcida
GP da Europa, 1993 – A melhor primeira volta da história
GP de Mônaco, 1993 – Bye, Bye Mr. Hill
GP da Austrália, 1993 – A 41ª e última
GP de San Marino, 1994 – A última pole
Logo na segunda corrida Senna já pontuou. No circuito de Kyalami ele conseguiu um impressionante sexto lugar com o carro mediano da Toleman. No entanto, com dores após a prova, o piloto teve que ser retirado de seu carro. Senna havia corrido boa parte do GP com espasmos musculares.