Mapa Estratégico
A ANP passa a divulgar, a partir de ontem (28/03), seu Mapa Estratégico com o status atual de seus objetivos.
Além dos resultados de cada indicador individualmente, a metodologia utilizada permite a leitura dos resultados dos objetivos estratégicos associados a cada conjunto de indicadores. Adicionalmente, são apresentados dados estatísticos que compõem a interpretação do desempenho dos objetivos estratégicos.
Com essa iniciativa, a Agência presta contas à sociedade sobre sua atuação nas atividades definidas como estratégicas e amplia a transparência sobre suas ações.
Dos 11 objetivos presentes no mapa, oito tiveram suas metas atingidas e três estão próximos. Essa classificação foi feita a partir do resultado de cada indicador e do seu peso associado ao objetivo.
Dos 28 indicadores que possuem metas mensuráveis, apenas três não tiveram suas metas atingidas. Eles estão relacionados a desafios do mercado de petróleo e gás que vêm sendo trabalhados pela ANP e pelo Governo: entrada de novos atores na concessão de blocos terrestres e o incentivo ao investimento, a concorrência e o aumento da produção do gás natural.
De acordo com o diretor-geral da ANP, Décio Oddone, “o bom desempenho alcançado no cumprimento das metas demonstra o resultado dos esforços da ANP e do Governo em criar um ambiente favorável aos investimentos no setor de petróleo, gás e biocombustíveis no País. Entretanto, ainda existem desafios a serem superados, tanto internos quanto externos à Agência, como o incentivo ao investimento e à concorrência no mercado de gás natural e a criação de oportunidades para as empresas de pequeno, médio e grande portes”, afirmou.
Além do mapa, também foi disponibilizada uma tabela que detalha o escopo de cada objetivo estratégico, a descrição dos indicadores e as metas, bem como documento com orientações e uma análise resumida dos resultados.
– Veja o mapa com os índices e os documentos explicativos na página do Mapa Estratégico.