A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – ANP publicou em seu último boletim de lubrificantes do ano, os números do mercado de lubrificantes com uma revisão para baixo nas vendas de meses anteriores, fazendo com que a perspectiva para o fechamento de 2018 seja de uma queda em torno dos 2%, com relação ao ano anterior. A revisão altera também a participação de mercado de algumas empresas.
A revisão impactou mais os meses de maio, julho e agosto, em quase 36.600 m3 para menos, levando o mercado a uma queda de 1,9% computando os números de janeiro a novembro.
Como historicamente o mês de dezembro tem um volume menor de vendas de lubrificantes, e o ano de 2018, em particular, teve os feriados de Natal e Ano Novo em meio de semana, diminuindo bastante a atividade industrial, podemos esperar que a queda apresentada até novembro aumente um pouco mais, quando computados os 12 meses do ano.
A ANP utiliza o Sistema de Informações de Movimentação de Produtos – SIMP que processa e compila os números apresentados pelos agentes atuantes no mercado de lubrificantes.
A participação de mercado das empresas, com os números até novembro é a seguinte:
Empresa
PETROBRAS |
%
20,6 |
COSAN | 15,4 |
IPIRANGA | 10,7 |
PETRONAS | 9,2 |
SHELL | 9,1 |
CHEVRON | 8,6 |
TOTAL | 1,7 |
YPF | 1,8 |
CASTROL | 1,5 |
OUTROS | 21,4 |
Quanto ao mercado de óleos básicos, as importações tiveram um aumento em 2018 correspondentes a 48%, em relação ao ano anterior, fechando o ano com mais de 616 mil metros cúbicos vindos de outros países.
Um resumo completo do mercado brasileiro de lubrificantes, com números finais, análise especializada e comentários, será publicado na edição da revista Lubes em Foco e estará disponível em breve a todos os leitores.