o consumo de óleo genuíno deve crescer a uma taxa anual de 4% até 2022 em todos os principais mercados, devido à mudança no comportamento do consumidor e ao desejo dos fabricantes de equipamentos de capturar uma fatia maior das vendas e dos serviços pós-venda de seus veículos, de acordo com o relatório Análise de Mercado e Oportunidades, da Kline.
O óleo genuíno é consumido principalmente por oficinas e concessionárias franqueadas OEM para manutenção de veículos novos. O consumo de óleo genuíno está projetado para crescer para todos os principais OEMs. A Toyota lidera o consumo genuíno de petróleo globalmente, respondendo por mais de 20% do volume global genuíno de petróleo em 2017.
Óleo genuíno já representa 15% do consumo global de PCMOs
O consumo de óleo genuíno representa cerca de 15% do consumo global de óleos para carros de passageiros em 2017. A Ásia-Pacífico lidera o mercado, respondendo por mais de 40% da demanda geral, seguida pela América do Norte e Europa. Enquanto o parque de veículos nesses dois mercados maduros crescerá lentamente, a América do Norte verá o crescimento mais forte no consumo de óleos genuínos, à medida que as formas de propriedade de veículos e hábitos estiverem mudando, assim como o comportamento do consumidor, levando mais veículos de volta às concessionárias para manutenção regular e serviço.
Os OEMs europeus só recentemente começaram a comercializar óleos genuínos e ficam longe de suas contrapartes norte-americanas e japonesas por uma margem significativa.
“As visões tradicionais de propriedade de veículos estão começando a dar lugar a tendências emergentes, como serviços de assinatura de veículos, que incluem toda a manutenção e seguro. Os OEMs também estão investindo em compartilhamento de viagens, o que poderia levar a frotas próprias de empresas atendidas por concessionárias. A maioria das concessionárias usa óleo genuíno e, à medida que mais clientes voltam às concessionárias, o consumo desse óleo aumentará ”, comenta o gerente de relatórios David Tsui.
“Os fornecedores de lubrificantes perderão o volume da marca comercial para os fornecedores de óleo genuíno, que normalmente é um grande fornecedor com um contrato de vários anos com um OEM. Portanto, os fornecedores de óleos para carros de passageiros precisam considerar seriamente a licitação de volumes de óleo genuínos mais do que antes”, aconselha Tsui.
Tendência de novos serviços
Serviços de assinatura são uma tendência relativamente nova que muitos OEMs e grandes empresas estão explorando. Esses serviços ainda estão engatinhando, mas à medida que os OEMs testam esses programas em mercados maduros, caso eles ganhem força, isso transferirá mais serviços e manutenção de veículos para o canal de oficinas da concessionária.
Com os OEMs avançando a tecnologia do motor de combustão interna para atender aos requisitos de maior economia de combustível e emissões, as parcerias com fornecedores de lubrificantes e aditivos estão se tornando mais benéficas no codesenvolvimento de novas tecnologias. Este codesenvolvimento provavelmente levará a especificações divergentes e graus de viscosidade à medida que cada OEM persiga seu caminho único.
Fabricantes de olho em mercado lucrativo
Os OEMs têm procurado ativamente capitalizar o lucrativo mercado de peças de reposição para os veículos que produzem e entender sua estratégia será fundamental para os planos dos profissionais de marketing de lubrificantes de aumentar sua própria participação no mercado. A parceria com os OEMs certos em regiões onde o óleo genuíno está crescendo mais rapidamente ajudará os profissionais de marketing de lubrificantes a se manter à frente do mercado de mudança de PCMO.
Marcas e Programas Originais de Óleo OEM no Segmento Automotivo de Consumo: Análise de Mercado e Oportunidades fornece uma avaliação detalhada e independente dos níveis de penetração dos OEMs e a ameaça competitiva imposta aos fornecedores de lubrificantes de reposição para marca.