A aquisição da empresa de especialidades químicas norteamericana Chemtura, no ano passado, tornou-se um forte pilar para o negócio de aditivos do grupo alemão LANXESS globalmente, especialmente na América do Norte. Em 2017, as vendas totais da empresa nos EUA aumentaram cerca de 40%, de US $ 1,4 bilhão para US $ 1,9 bilhão, o maior número na história da empresa.
A LANXESS também teve um início forte em 2018: no primeiro trimestre, as vendas nos EUA aumentaram em cerca de 17%, para US $ 525 milhões, de US $ 450 milhões.
LANXESS fortalece sua posição na área industrial
Com a aquisição da Chemtura, a LANXESS fortaleceu significativamente sua posição competitiva na área de aditivos para lubrificantes e lubrificantes sintéticos para aplicações industriais.
“Somos agora um dos principais fornecedores de lubrificantes industriais e possuímos uma cadeia de valor integrada”, disse Anno Borkowsky, chefe da unidade de negócios de aditivos da LANXESS. A empresa espera um crescimento a médio prazo de 3% a 4% ao ano, para o mercado de aditivos para lubrificantes industriais, impulsionado principalmente pelo aumento constante das demandas impostas aos lubrificantes em termos de capacidade de desempenho e compatibilidade ambiental.
Retardadores de chama em expansão
A LANXESS também expandiu significativamente sua posição no mercado de aditivos retardadores de chamas, depois de integrar os antigos negócios da Chemtura com aditivos retardadores de chama bromados, bromo e derivados de bromo. Devido à sua alta eficácia, essas substâncias são usadas, entre outras, na indústria da construção e são um complemento ideal para o negócio existente da LANXESS com aditivos retardadores de chama à base de fósforo.
“As exigências de retardamento de chamas estão aumentando continuamente devido particularmente à tendência de construção eficiente em termos energéticos. A aquisição nos tornou um dos principais fornecedores mundiais de aditivos retardadores de chama. Podemos oferecer aos nossos clientes uma variedade de produtos complementares, bromados e à base de fósforo, a partir de uma única fonte”, disse Borkowsky.
A LANXESS também espera taxas de crescimento anual de médio prazo de 3% a 4% para seus negócios de aditivos retardadores de chamas.
Aquisição da Solvay foi mais um passo
Em fevereiro de 2018, a LANXESS deu mais um passo para expandir seus negócios de aditivos na América do Norte, adquirindo o negócio de produtos químicos de fósforo do grupo químico belga Solvay, incluindo seu local de produção nos EUA, em Charleston, Carolina do Sul.
“Com essa aquisição, conquistamos uma plataforma norte-americana para produtos químicos especiais à base de fósforo – um componente essencial de nosso negócio de aditivos – e somos capazes de impulsionar ainda mais nosso crescimento nesta região chave”, disse Borkowsky.
Com as aquisições, a LANXESS expandiu significativamente sua plataforma na América do Norte. O número de locais de produção, assim como o número de funcionários, praticamente dobrou. A LANXESS agora tem 24 locais de produção e emprega cerca de 2.800 funcionários na região.
Pesquisa também tem foco
A maioria dos sites dos EUA é ocupada pelo negócio de aditivos, incluindo o Research Campus, em Naugatuck, como o principal centro de P & D. Mais de 60 cientistas e engenheiros estão trabalhando em inovações, principalmente para os negócios de lubrificantes e retardadores de chama, mas também para os negócios de uretanos da empresa.
“Fora de Naugatuck, estamos impulsionando inovações globais como retardadores de chama reativos e poliméricos ou novos aditivos modificadores de fricção”, disse Borkowsky. A demanda por retardadores de chama reativos e poliméricos está aumentando, uma vez que oferecem melhor segurança contra fogo e desempenho de sustentabilidade do que os retardadores de chama padrão, disse ele.
No mercado de lubrificantes, os novos modificadores de fricção atendem à crescente atenção da indústria automotiva para maior economia de combustível e menores emissões. Os últimos desenvolvimentos de produtos representam uma melhoria de até 5% na economia de combustível para carros de passageiros.