Filtração de óleos novos podem aumentar desempenho de máquinas

637
Marcos Thadeu Giacomini Lobo

Marcos Thadeu Lobo

Engenheiro Mecânico Graduado Pela Universidade Estadual De Campinas ( Unicamp ) em 1985. Ingressou na Petrobras Distribuidora S/A em 1986 como profissional de Suporte Técnico em Produtos. E atualmente exerce a função de Consultor Técnico Sênior.

Filtração de óleos novos podem aumentar desempenho de máquinas. Uma simples ação de filtração antes de colocar os lubrificantes em uso, pode assegurar que não sejam levados contaminantes, como água e material sólido para as máquinas móveis e industriais, e assim promover um nível geral de limpeza adequado. Dessa forma, evita-se o comprometimento do desempenho e as avarias em componentes das máquinas.

Para se assegurar que os óleos lubrificantes novos que serão utilizados nos maquinários móveis e industriais estejam com o Nível Geral de Limpeza adequado, é necessário que se faça uma filtração antes de serem colocados em operação. Esta ação simples assegurará que os óleos lubrificantes não conduzirão contaminantes, como água e material particulado sólido, que possam afetar o seu desempenho e causar avarias aos componentes móveis.

Durante o processo de envasamento, armazenamento, transporte e entrega os óleos lubrificantes novos podem sofrer contaminação por água e material particulado sólido. A este fato podemos acrescentar que, durante o manejo e armazenamento na planta industrial ou no site de construção civil, os óleos lubrificantes se contaminam ainda mais, o que torna de grande importância assegurar-nos que os lubrificantes que ingressem nos maquinário móveis e industriais estejam livres de contaminação por água e material particulado sólido.

Figuras 1/2 - Óleo lubrificante novo pode sofrer processo de contaminação
Figuras 1/2 – Óleo lubrificante novo pode sofrer processo de contaminação

Para estarmos seguros que os óleos lubrificantes novos que serão utilizados nos maquinários móveis e industriais estejam com o Nível Geral de Limpeza adequado será necessário que os filtremos antes de serem colocados em operação. Esta ação simples assegurará que os óleos lubrificantes não conduzirão contaminantes, como água e material particulado sólido, que possam afetar o seu desempenho e causar avarias aos componentes móveis.

Carros de filtração de óleos novos

Os carros de filtração de óleos lubrificantes são equipamentos cada vez mais necessários, para não dizer indispensáveis, na excelência de um programa de lubrificação e podem ser utilizados para:

1. Transferência de fluidos a contentores de armazenamento. O óleo lubrificante novo se transfere do contentor original ( balde metálico, bombona plástica, tambor metálico, IBC etc. ) a contentor de armazenamento em armazéns remotos ou salas de lubrificação através de carro de filtração.

2. Transferência de fluidos para o maquinário. Óleo lubrificante novo é transferido diretamente dos contentores originais para maquinários móveis ou industriais por meio de carros de filtração.

Figuras 3/4 - Transferência de fluido dos contentores originais para contentores de armazenamento ou diretamente para o maquinário
Figuras 3/4 – Transferência de fluido dos contentores originais para contentores de armazenamento ou diretamente para o maquinário

3. Atingir Nível Geral de Limpeza de óleo lubrificante novo armazenado por meio de retirada de contaminantes ( água e material particulado sólido ).

Figuras 5/6 - É necessária a filtração do óleo lubrificante novo para se atingir Nível Geral de Limpeza adequado para uso
Figuras 5/6 – É necessária a filtração do óleo lubrificante novo para se atingir Nível Geral de Limpeza adequado para uso

É importante que se faça processo de filtração em óleo lubrificante novo quando:

1. O produto estiver armazenado por longo período de tempo.

2. O produto estiver armazenado sob intempérie e sem cobertura apropriada.

3. Quando o equipamento móvel ou industrial demandar óleo lubrificante com elevado Nível Geral de Limpeza.

4. Ao transferir o óleo lubrificante das embalagens originais para os contentores intermediários portáteis com vedação ou diretamente para reposição de nível.

Figuras 7/8 - Óleos lubrificantes armazenados por longo período de tempo ou sob intempérie demandam filtração
Figuras 7/8 – Óleos lubrificantes armazenados por longo período de tempo ou sob intempérie demandam filtração

5. Se as embalagens originais ou contentores intermediários portáteis com vedação se encontrarem abertos ou armazenados sem tampa e sem filtros dessecantes e para material particulado sólido nos respiradouros.

Figuras 9/10 - Embalagens originais e contentores de reposição abertos
Figuras 9/10 – Embalagens originais e contentores de reposição abertos

6. Caso as embalagens originais estejam com rupturas ou com selos de vedação danificados.

Para se efetuar a filtração de óleos lubrificantes novos armazenados deve-se instalar filtro dessecante e para material particulado no respiradouro da embalagem original ( tambor metálico, IBC, tanque de armazenamento em granel etc. ) a fim de que o ar succionado para o interior do contentor esteja livre de umidade e material particulado sólido, sendo o processo de descontaminação atingido plenamente. Como regra prática sugere-se que o Tempo de Filtração seja calculado de forma tal que o volume de óleo lubrificante passe pelo sistema de filtração, ao menos, sete vezes.

Figuras 11/12 - Filtração de óleo lubrificante em embalagem original e instalação de filtro dessecante e para material particulado sólido7. Para a drenagem de óleo lubrificante usado em equipamento móvel ou industrial sugere-se a retirada do óleo lubrificante do reservatório usando-se carro de filtração.

Figuras 13/14 - Drenagem de reservatório utilizando carro de filtração com filtro de óleo lubrificante em derivação
Figuras 13/14 – Drenagem de reservatório utilizando carro de filtração com filtro de óleo lubrificante em derivação

Esta prática é muito mais eficaz como forma de retirada de umidade e material particulado sólido que a drenagem, por gravidade, de sedimentos depositados em fundo de reservatório de óleo lubrificante. Neste procedimento é necessário que o filtro de óleo lubrificante seja colocado em derivação, através de válvula, para permitir a passagem do óleo lubrificante sem que seja realizada a filtração.

8. Filtração de óleo lubrificante com maquinário em operação (filtração off-line). Pode-se deixar carro de filtração permanentemente à disposição de equipamento móvel ou industrial para serviço complementar de filtração ou para proporcionar purificação adequada de óleo lubrificante em sistemas que não contem com sistema de filtração adequado.

Figuras 15/16 - Purificação de óleo lubrificante com maquinário em operação
Figuras 15/16 – Purificação de óleo lubrificante com maquinário em operação

Os óleos lubrificantes das embalagens originais, uma vez filtrados, podem ser aplicados diretamente aos maquinário móveis ou industriais ou podem ser transferidos a contentores intermediários portáteis com vedação para evitar o ingresso de contaminantes, permitindo a aplicação do óleo lubrificante purificado quando os volumes a serem utilizados não justifiquem o uso de carro de filtração.

Figuras 17/18 - Uso de contentores intermediários portáteis com vedação
Figuras 17/18 – Uso de contentores intermediários portáteis com vedação

É bastante prático que nas salas ou quartos de lubrificação, para efeito de controle e cuidados, haja espaço designado para o armazenamento dos carros de filtração que não estejam em uso. Cada carro de filtração, se possível, deverá ter a sua área de estacionamento claramente identificada com tinta de cor específica para o tipo de lubrificante em que serão utilizados com vistas a se evitar contaminação cruzada.

Figuras 19/20 - Local designado em sala de lubrificação para estacionamento de carros de filtração
Figuras 19/20 – Local designado em sala de lubrificação para estacionamento de carros de filtração

O uso de carros de filtração é atividade mandatória quando se deseja alcançar níveis de excelência na lubrificação de equipamentos móveis e industriais. A melhoria do Nível Geral de Limpeza de óleos lubrificantes novos e em uso resultarão na melhoria na disponibilidade do maquinário e redução de custos de manutenção. Sem sobra de dúvidas, investimentos de carros de filtração dão retornos muito rápidos e superam, em muito, o capital empregado.

Figuras 21/22 - Carro de filtração é excelente investimento
Figuras 21/22 – Carro de filtração é excelente investimento

Outros artigos do Autor

Qual o óleo certo para diferenciais autoblocantes ou “limited slip”?

Marcos Thadeu Lobo Engenheiro Mecânico Graduado pela Universidade Estadual de Campinas ( Unicamp ). Exerce, atualmente, a função de Consultor Associado na empresa QU4TTUOR CONSULTORIA. Diferenciais...

Vantagens e cuidados no uso de contentores portáteis para lubrificantes

Marcos Thadeu Lobo Engenheiro Mecânico Graduado pela Universidade Estadual de Campinas ( Unicamp ). Exerce, atualmente, a função de Consultor Associado na empresa QU4TTUOR CONSULTORIA. Contentores...

Graxa para mancais de rolamento, como escolher?

Marcos Thadeu Lobo Engenheiro Mecânico Graduado pela Universidade Estadual de Campinas ( Unicamp ). Exerce, atualmente, a função de Consultor Associado na empresa QU4TTUOR CONSULTORIA. Graxa...

Guia de interpretação de análises em lubrificantes para motores diesel

Marcos Thadeu Lobo Engenheiro Mecânico Graduado pela Universidade Estadual de Campinas ( Unicamp ). Exerce, atualmente, a função de Consultor Associado na empresa QU4TTUOR CONSULTORIA. Interpretação...

Que lubrificante usar para um compressor de ar recíproco?

Marcos Thadeu Lobo Engenheiro Mecânico Graduado pela Universidade Estadual de Campinas ( Unicamp ). Exerce, atualmente, a função de Consultor Associado na empresa QU4TTUOR CONSULTORIA. Lubrificação...