Pesquisa americana mostra o desempenho dos óleos sintéticos. Até onde são verdadeiras as reivindicações de desempenho dos óleos sintéticos para motores?
Escolher um óleo apropriado do motor para o seu veículo pode ser totalmente confuso. Existe uma grande variedade de marcas de óleo, cada uma com propriedades de desempenho específicas. Os óleos sintéticos de motores são rotulados como superiores aos óleos convencionais, com benefícios declarados, como estabilidade a altas temperaturas, película de alta resistência e um índice de viscosidade naturalmente alto.
Os fabricantes de lubrificantes e as montadoras afirmam que esses atributos são vantajosos nos motores modernos que operam em rotações e temperaturas mais altas. Eles lembram que os lubrificantes sintéticos mantem seu motor limpo, minimizam o desgaste do motor, melhoram o fluxo de óleo em baixas temperaturas e oferecem uma melhor proteção a altas temperaturas. A teoria é que os óleos convencionais se esgotam mais rapidamente, sob condições extremas do motor, apresentadas pelos motores de ponta.
Os fabricantes de lubrificantes geralmente promovem óleos sintéticos como superiores aos óleos convencionais, e os precificam dessa forma. Uma pesquisa recente de 3.443 prestadores de serviços da Approved Auto Repair (AAR) da American Automobile Association (AAA) em todos os Estados Unidos considerou o custo típico de uma mudança total de óleo lubrificante convencional para sintético, destacando um diferencial de preço US$32. Uma troca de óleo sintético custa em torno de US$70, comparado com US$38 para os lubrificantes convencionais. Mesmo as trocas feitas pelo proprietário exigem um investimento adicional de US$17 para cinco litros de óleo sintético, de acordo com a pesquisa da AAA.
Pagamos mais por óleo sintético e os departamentos de marketing colocam ênfase crescente na transição para esses lubrificantes. Então, as reivindicações de desempenho de óleos de óleos sintéticos genuínos, ou isso seria simplesmente uma jogada de marketing?
Para determinar a validade das afirmações em torno de óleos sintéticos, a AAA realizou recentemente pesquisas independentes sobre as diferenças entre óleos convencionais e totalmente sintéticos. A investigação incluiu uma análise de várias características de desempenho, bem como recomendações de fabricantes e tendências de consumo. Os resultados da pesquisa foram divulgados em maio de 2017.
Quem é a American Automobile Association (AAA)?
AAA é uma federação de clubes de automóveis afiliados com mais de 56 milhões de membros nos EUA e no Canadá. A associação independente, sem fins lucrativos, oferece uma variedade de serviços aos membros e atua como advogada para motoristas, estradas e veículos mais seguros, motoristas mais instruídos e os direitos dos viajantes. Assim, suas descobertas levariam mais peso do que a reivindicação do fabricante de lubrificantes.
A pesquisa comparou cinco marcas de óleo de motor, comumente disponíveis nos Estados Unidos, usando oito testes ASTM para avaliar as características de desempenho de cada óleo de motor. Os testes selecionados avaliaram a estabilidade ao cisalhamento, a formação do depósito, a volatilidade, a bombeabilidade a baixa temperatura, a resistência à oxidação e as alterações reológicas induzidas pela oxidação.
Para ser considerado para o estudo, o licenciamento das mais recentes especificações de óleo de motor API SN e ILSAC GF-5 era obrigatório, e as marcas individuais eram necessárias para produzir a gama de produtos de óleo de motor convencional e totalmente sintético.
Para garantir a independência do estudo e a integridade dos resultados, a AAA contratou dois laboratórios de testes certificados pela ISO (Organização Internacional de Padrões) 17025 para administrar os testes, cada um com experiência considerável no teste da ASTM para fabricantes de motores e companhias de petróleo.
Óleos sintéticos realmente são melhores
Os principais resultados da pesquisa reforçam as reivindicações de melhor desempenho do motor para óleos sintéticos. Após a combinação e a média das diferenças percentuais de cada teste, a AAA descobriu que “os óleos de motores sintéticos obtiveram uma média 47% melhor do que a dos óleos convencionais”, disse John Nielsen, diretor-gerente de Engenharia e Reparação Automotiva da AAA.
“As descobertas da AAA indicam que, com a sua resistência superior à deterioração, o óleo sintético é particularmente benéfico para veículos mais novos com motores turboalimentados”, afirmou.
Todos os veículos podem se beneficiar com o uso de óleos sintéticos sugere a AAA e, seguindo os resultados da pesquisa, instou publicamente os condutores a considerar mudar para óleos sintéticos. Curiosamente, este impulso para sintéticos não é tão pronunciado pelos fabricantes de veículos, com apenas um número limitado de OEMs que exigem especificamente o uso de óleos sintéticos.
Como parte do estudo, a AAA analisou os requisitos de fluidos para os veículos modelo 2016, descobrindo apenas dois veículos de baixo volume e alto desempenho que exigem o uso de óleos sintéticos. A maioria dos fabricantes de veículos simplesmente exige óleos de motor aprovados para as especificações API e ILSAC mais recentes, juntamente com suas “especificações internas próprias” para fins de garantia.
A investigação AAA aparentemente dissipa a opinião equivocada do consumidor em torno de óleos sintéticos. Os resultados confirmam benefícios de desempenho significativos e proteção do motor em ambientes operacionais extremos, com envelhecimento e potencial para minimizar o desgaste do motor ao longo da vida de um veículo.
Consumidores ainda céticos
A escala de benefícios de desempenho pode ser questionável; Um estudo semelhante se beneficiaria de uma gama mais ampla de produtos de óleo de motor e amostragem maior, para reduzir o impacto dos valores atípicos nos resultados da pesquisa.
No entanto, parece que os consumidores continuam céticos. Uma pesquisa telefônica de 1.007 adultos dos EUA indicou que 44% dos motoristas estão em dúvida ou não acreditam que os óleos sintéticos sejam melhores para o seu motor. “É compreensível que os motoristas possam estar céticos em relação a qualquer serviço que seja quase o dobro do custo da alternativa”, disse Nielsen.
O preço do óleo sintético certamente impede uma maior absorção; 43% dos motoristas pesquisados usam o óleo convencional porque dizem que o óleo sintético é muito caro. No entanto, Nielsen disse que ” os US$30 extras por troca de óleo poderiam realmente trazer economia no longo prazo, protegendo os componentes críticos do motor ao longo do tempo”.