CAMPOS DO JORDÃO (Reuters) – Os preparativos para a muito esperada oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) da BR Distribuidora estão avançando para que a estreia dos papéis no pregão da bolsa aconteça até 1° de dezembro, disse à Reuters nesta sexta-feira o presidente do conselho de administração da Petrobras, Nelson Carvalho.
IPO da BR Distribuidora
”Os trabalhos para que o IPO da BR Distribuidora aconteça até lá estão a todo vapor”, disse Carvalho, nos bastidores do 8º Congresso Internacional de Mercados Financeiro e de Capitais, em Campos do Jordão (SP).
As aprovações internas para levar adiante a operação da BR Distribuidora, inclusive a contratação dos bancos coordenadores, já foram feitas pelo conselho de administração da controladora Petrobras, disse ele.
Um dos passos dos preparativos para a transação foi anunciado mais cedo nesta sexta-feira, com a Petrobras fazendo um aporte de capital de 6,3 bilhões de reais na BR Distribuidora.
A Petrobras assume recebíveis
Em troca, a Petrobras assume recebíveis de cerca de 10 bilhões de reais que a BR Distribuidora possui junto à também estatal Eletrobras.
Essa dívida refere-se a valores de um acordo assinado em 2014 pela BR Distribuidora para parcelamento de dívidas de empresas da Eletrobras referentes ao fornecimento de combustíveis para térmicas no Norte do país.
A BR Distribuidora usará os recursos para pagar dívidas
A BR Distribuidora usará os recursos do aporte para pagar outras dívidas, limpando assim seu balanço e potencializando o valor de suas ações no IPO.
Segundo Carvalho, a Petrobras poderá ainda securitizar os recebíveis que assumirá da BR Distribuidora na operação.