A Avista Oil interrompeu a produção em sua refinaria de óleos básicos API Grupo I em Kalundborg, Dinamarca, na semana passada, após um incêndio ocorrido em 24 de julho. A investigação sobre o incidente e sua causa está em andamento, e a empresa ainda não determinou quando a planta voltará em operação.
Um comunicado de imprensa emitido às 10h25 da manhã de 24 de julho pela polícia local, responsável pela área de Kalundborg, indicou que o fogo na refinaria da Avista Oil Denmark estava sob controle, e que a polícia ainda não conhecia a causa do fogo.
“Atualmente, não podemos dar nenhuma previsão de quanto tempo toda a produção em Kalundborg vai ficar parada”, disse Leon Sloth Skovbo, diretor-gerente da Avista Oil Denmark, ao Lube Report, em uma declaração por e-mail. “Estamos satisfeitos por ter outra instalação de produção europeia na Avista, o que ajuda na continuidade do fornecimento de toda a gama de produtos para nossos clientes”.
A refinaria de Kalundborg, utiliza tecnologia de rerrefino, tem cerca de 42.000 toneladas métricas por ano de capacidade de produção de óleo básico do Grupo I e a refinaria maior da Avista, em Dollbergen , na Alemanha, tem capacidade de produção de 120 mil t/ano, de acordo com o Lubes’n’Greases Europe-Middle East-Africa 2016 Base Stock Guide.
Skovbo observou que o acesso à fábrica de Kalundborg permanece muito limitado devido a razões de segurança. “É extremamente importante afirmar que ninguém foi ferido, e todos os nossos funcionários estão seguros e sadios”, disse ele. Nenhuma estimativa inicial sobre os danos está disponível ainda, e ainda não se sabe onde o incêndio se iniciou no local”, acrescentou.
Avista tem história de mais de 25 anos
De acordo com o site da empresa, Avista Oil Denmark começou no porto de Kalundborg, em 1992, quando o Mustad International Group investiu em uma refinaria para óleos usados no porto. Durante a década de 1990, o antigo Doak Oil e Ostjysk Olie Depot tornou-se parte da Dansk Olie Genbrug A / S. A refinaria começou a produzir óleo básico em 2002.
A produção cessou temporariamente em fevereiro de 2005, e a empresa se concentrou em melhorar a confiabilidade no fornecimento de óleo usado. O Grupo Avista Oil foi formado e comprou e investiu em mais empresas de coleta de óleo usado na Europa , incluindo a Recup Oil na Bélgica, em 2006, e melhorou o acesso ao óleo usado. A Avista também adquiriu a Dansk Olie Genbrug, em 2006. A empresa otimizou a produção e implementou melhorias na refinaria de Kalundborg durante o período 2007-2009.
A empresa-mãe Avista Oil AG tem sede em Uetze, na Alemanha. A Avista também possui uma refinaria nos Estados Unidos, em Peachtree City, na Geórgia, produzindo 1.200 barris por dia do Grupo II e 400 b/d de capacidade de produção do Grupo III.