ILSAC GF-6 poderá ter data de início definida na próxima semana

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ilsac gf-6Uma previsão mais definitiva para a primeira data de licenciamento da próxima especificação para óleos de motor de automóveis de passageiros,  ILSAC GF-6, que está sendo desenvolvida nos EUA e no Japão, poderá ser feita na próxima semana, quando o Painel Consultivo Conjunto Auto-Oil (AOAP) e o Painel de Classificação de Óleo do Motor de Automóveis de Passageiros da ASTM (PCEOCP) se reunirão em Dearborn, Michigan, EUA.

Durante a reunião ASTM D02, no mês passado em Boston, o co-chairman da AOAP, Scott Lindholm, que é faz a ligação técnica da Shell Oil Co. com os fabricantes de automóveis (OEMs), afirmou que uma cronologia definitiva para a ILSAC GF-6 não foi estabelecida, “mas o desenvolvimento do teste ainda está perto de ser concluído. O assunto será discutido na reunião de julho”.

Embora a maioria dos testes do motor tenham completado suas matrizes de precisão, que é um requisito antes de cada teste ser aceito como um método de teste ASTM, a matriz de precisão para o teste de desgaste do trem da válvula do motor, Sequência IVB , apresentou problemas.

Sequência VIB a grande vilã do atraso da ILSAC GF-6

A matriz de precisão para a Sequência IVB, uma plataforma de teste de substituição para a Sequência IVA, ASTM D6891, existente, foi abandonada devido a várias preocupações. Os testes terão de ser rodados novamente e reiniciados em agosto, segundo o comentado na reunião PCEOCP, realizada em Boston, em 27 de junho.

A Sequência IVB é um teste cíclico de baixa temperatura, com duração total de funcionamento de 200 horas. Usa um motor diesel Toyota 2NR-FE, de 4 cilindros em linha, refrigerado a água, de 1,5 litros, como aparelho de teste. O motor incorpora um duplo eixo de comando de válvulos, quatro válvulas por cilindro e projeto de trem de válvula de elevação mecânica de ação direta.

As peças de teste críticas (eixos de cames, atuadores mecânicos de ação direta) são substituídas após cada teste. O teste é um tipo flush & run, com um flush de óleo de motor de seis minutos e três flushes de 38 minutos conduzidos antes do início do teste real. A sequência de teste é repetida por 24 mil ciclos de teste. Cada ciclo consiste em quatro etapas.

Uma das preocupações dos desenvolvedores da ILSAC GF-6, que surgiram durante a matriz de precisão, foi o impacto da variabilidade no teor de enxofre do combustível de teste, que variou de 100 a 400 partes por milhão (ppm), nos resultados do teste. Para resolver este problema, a especificação do combustível de teste verde Haltermann KA24E teve que ser revisada, com um limite de teor de enxofre de 130 ppm, mais ou menos 10 ppm, uma faixa bem mais estreita. Haltermann está atualmente refazendo o lote de combustível para a matriz de grande precisão.

Algumas preocupações impediram a precisão do teste

Outra área de preocupação foi a variabilidade na carga de óleo de teste, que exigiu uma revisão no procedimento para exigir que a carga de óleo de teste fosse ajustada por peso, em vez de volume.

Outra preocupação foi a variabilidade no consumo de óleo. Uma causa raiz clara ainda não foi identificada. Também foi preocupante a direção inconsistente do fluxo de refrigerante do motor em laboratórios de matriz de precisão.

A diferença na direção do fluxo de refrigerante foi identificada, observando-se diferentes diferenciais de temperatura do refrigerante do motor entre os testes executados por dois laboratórios independentes, a Intertek Automotive Research e o Southwest Research Institute. O procedimento de teste foi revisado para padronizar a direção do fluxo do refrigerante do motor.

Outras preocupações incluem 1) desgaste corrosivo que obscurece o desgaste clássico devido a uma combinação das condições de teste com o teor de enxofre no combustível de teste); 2) aeração do óleo do motor devido novamente a uma combinação de fatores (baixo volume de carga de óleo de teste de 2,54 litros, grande quantidade de amostras intermediárias de óleo e consumo de óleo aumentado / agravado); 3) falhas no eixo de cames, devido a múltiplos fatores (química do óleo, condições de teste, equipamento, combustível de teste, aeração de óleo do motor).

Assim, por enquanto, parece que a primeira data de licenciamento do ILSAC GF-6 dependerá da resolução bem-sucedida das preocupações acima, de modo que a matriz de precisão para a Sequência IV-B possa ser reiniciada.