A relação entre suprimentos e logística deve ser bem trabalhada para que a sua empresa reduza custos, gere vendas e atendas às demandas dos clientes. Saiba mais:
Muita gente coloca esses conceitos como sinônimos e outros tantos não entendem o que eles significam. Porém, é importante saber exatamente o que são suprimentos e logística e qual a ligação existente entre esses dois elementos.
Neste post vamos desvendar isso.
Suprimentos e logística: o que significam
Para começar, precisamos entender qual o significado de cada conceito. A logística refere-se aos processos relacionados ao planejamento da distribuição, armazenagem e circulação de produtos.
A ideia principal da logística é conseguir entregar os produtos para o cliente no menor tempo possível e com o menor custo. Para isso, são desenvolvidos e utilizados recursos para compreender sobre rotas de circulação, locais de armazenagem, meios de transporte etc.
A logística também é a responsável por controlar o fluxo de mercadorias de maneira eficaz e eficiente, sendo que esse processo ocorre desde a origem até o consumo. A finalidade principal é conseguir atender às demandas dos clientes.
Já os suprimentos são os produtos processados, administrados, armazenados e transportados pela logística. Por isso, esse conceito surgiu junto com a logística e é uma derivação da expressão cadeia de suprimentos.
Podemos dizer, então, que os suprimentos são a parte mais importante da cadeia. Suas características são utilizadas pela logística como base para a definição de parâmetros, como tipos de embalagem, lead time, modais de transporte, locais de armazenamento, entre outros.
É importante destacarmos também o conceito de cadeia de suprimentos, que são os métodos usados a fim de obter uma melhor gestão e integração de diferentes parâmetros.
Quando todos esses conceitos são unidos, há um gerenciamento estratégico dos diferentes fluxos e das relações entre as empresas, a fim de conseguir atingir os objetivos organizacionais.
Suprimentos e logística: como se relacionam
A missão da logística e da gestão da cadeia de suprimentos é disponibilizar a mercadoria certa na quantidade, lugar e tempo corretos pelo custo mínimo. Isso é importante porque a logística chega a consumir 12,7% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, conforme a Confederação Nacional do Transporte (CNT). Nas empresas, esse percentual chega a 8,5% da receita líquida.
A relação dos suprimentos e da logística garante mais eficiência e assegura algumas vantagens às organizações. Entre os benefícios, podemos citar:
- redução significativa de custos;
- atendimento às demandas dos clientes, que estão cada vez mais exigentes e possuem maiores expectativas com relação ao serviço logístico;
- geração de vendas, já que os clientes conhecem a eficiência do processo e confiam mais na empresa;
- agregação de valor ao cliente, tanto em questão de tempo quanto de lugar;
- prazos menores de entrega e possibilidade de oferecer ao consumidor maior variedade e personalização.
Para isso, você deve entender que as atividades-chave são o serviço ao consumidor, o transporte, a gerência dos estoques, os fluxos de informação e os processamentos de pedidos. Já as ações de suporte são o manuseio de materiais, a armazenagem dos produtos, embalagem, compras, entre outras.
Tendo essa definição e conseguindo trabalhar melhor suprimentos e logística nos processos internos da sua empresa, você garante as vantagens mencionadas e ainda conquista o consumidor pela transparência da relação. Se é isso que você busca, reveja os procedimentos que adota e não deixe de ler o post Supply chain management e logística para aumentar seus conhecimentos!
E você, o que achou do artigo?
Um abraço, nos vemos na próxima!