Sistema de medição de tanque e monitoramento ambiental.

1990

posto-01Para acertar na escolha de um sistema de medição de tanque e monitoramento ambiental você deve considerar várias questões. Um sistema confiável lhe ajudará a detectar vazamentos, testar o fluxo das bombas, registrar o volume compensado, realizar inventários, entre outras funções essenciais.

A definição de um sistema seguro é muito importante, uma vez que medições e monitoramentos falhos podem resultar em multas ou suspensão das operações. Veja alguns aspectos a considerar:

 

 1 – Sistema certificado

Um sistema de qualidade deve seguir especificações de normas técnicas nacionais e internacionais, além das leis ambientais. As sondas devem ser certificadas por órgãos competentes e reconhecidos, que garantam sua precisão, a fim de evitar fraudes e informar com exatidão a quantidade de combustível disponível para dispensação em cada tanque, novos pedidos e descargas, variações e fluxo.

2 – Monitor de vazamento preciso

Mais do que fazer a medição do seu tanque, um bom sistema está de acordo com a CONAMA 273 e NBR 13784, permitindo o monitoramento ambiental a partir do controle de vazamentos. Antes de escolher o seu, certifique-se de que o sistema possui sensor universal, que pode ser ajustado para uso em câmara ou interstício, proteção contra falta de energia, alarme contra rompimento de cabo e alarmes visuais e sonoros.

3 – Console Intuitivo 

O console deve ser fácil de usar, no seu idioma, de preferência com tela touch screen, fornecer informações facilmente compreensível por meio visual ou gráfico, facilitando o entendimento, inventário e a toma de decisões dos donos dos postos e gerentes.

4 – Fechamento de turno e reconhecimento de descarga automática

O seu posto não pode parar para realizar um inventário, no fechamento de turnos ou para abastecer os tanques. Por isso, o sistema ideal é aquele que possui fechamento de turno e reconhecimento de descarga automáticos, mesmo quando as operações continuam em vigor.

5.    Volume compensado a 20ºC

Ainda que o sistema seja preciso na medição dos níveis de combustível, ele deve possuir sensores internos de temperatura que forneçam informações exatas de volume compensado.

6.    Alertas via e-mail e acesso total ao sistema via tablet ou celular

Antes de escolher seu sistema, verifique se ele possui a função de alarmes pré-configuráveis de níveis de combustível e água dentro do tanque e se, além do console e desktop, você poderá receber essas notificações via tablet ou celular. Dessa forma, você irá controlar seu posto de onde estiver.

7.    Atendimento local e especializado

Agilidade é imprescindível caso você tenha dúvidas ou algum problema técnico. Por isso, o pós-vendas local, no seu idioma e acessível no seu fuso-horário, lhe darão mais tranquilidade para solucionar ou esclarecer qualquer questão com mais rapidez.

Por: Izabela Vasconcelos Almeida Leite – MTB 0066512/SP