A ZF dá início à produção de seu novo câmbio de dupla embreagem e 8 velocidades em sua fábrica localizada em Brandemburgo, na Alemanha, e para a qual a empresa destinou um investimento de € 100 milhões. O projeto, desenvolvido em parceria com Porsche, consiste em uma transmissão híbrida modular e é destinada a veículos convencionais ou aqueles com tração nas quatro rodas (AWD).
Além da rapidez na troca de marchas, o câmbio automático de dupla embreagem traz como vantagem o menor consumo de combustível, uma vez que não utiliza o torque do motor.
“A nova transmissão de dupla embreagem com oito velocidades nos permite oferecer flexibilidade máxima para aplicações esportivas – desde veículos com tração nas quatro rodas até híbridos plug-in”, declarou o CEO da ZF, Stefan Sommer, durante a cerimônia que marcou o início da produção. “Além do novo kit de transmissão modular, as técnicas e processos de produção de última geração aqui em Brandemburgo fazem com que essa vasta gama de opções seja possível”, completou o executivo.
Na mesma fábrica, a ZF desenvolve e produz outras transmissões, como as manuais e de dupla embreagem para carros leves. A unidade, que emprega cerca de 1,2 mil funcionários, produz mais de 600 sistemas de transmissão por dia. A primeira transmissão manual com 7 velocidades saiu da linha de produção em 2012, mas desde 2008 fabrica transmissão de dupla embreagem de 7 velocidades, modelos amplamente utilizados pelas marcas do Grupo VW, como a própria Porsche e Audi.