O Instituto Americano de Petróleo – API anunciou que aprovou dois novos padrões de óleo para motor diesel, as categorias de serviço CK-4 e FA-4. Essas novas categorias resultaram de anos de esforço de colaboração entre o Grupo de Lubrificantes do API, a Truck & Motor Manufacturers Association – EMA e o Conselho Americano de Química – ACC. Essas categorias aparecerão pela primeira vez no Símbolo de Serviço (Donut) em 1 de dezembro de 2016.
A categoria API CK-4 (chamada de PC-11A durante o desenvolvimento) de viscosidade HTHS mais elevada (3,5 cP) é compatível com os motores atuais projetados para óleos categoria CJ-4. Já a Categoria FA-4 (PC-11B), de menor viscosidade HTHS (2,9 a 3,2 cP), que se destina a reduzir o atrito do motor e proporcionar melhoria na economia de combustível, não é compatível com a CJ-4.
“O API estabelece padrões de qualidade do óleo do motor desde 1940, e estas novas normas destinam-se a ajudar a proteger os motores diesel de hoje e de amanhã”, disse Kevin Ferrick, Gerente Sênior de Treinamento e Certificações do API. “Nossos novos padrões de óleo de motor são desenvolvidos para proteger motores, atender às novas regulamentações governamentais, e garantir o desempenho do óleo do motor.”
Estas novas categorias de serviços melhoram os padrões existentes, proporcionando maior proteção contra a oxidação do óleo e contra o desgaste do motor, filtro de bloqueio de partículas, formação de depósitos nos pistões e degradação das propriedades a baixa e alta temperatura.
As categorias CK-4 e FA-4 aparecerão pela primeira vez no Símbolo do Serviço “Donut” em 1 de Dezembro de 2016. Este atraso no licenciamento permite que os comerciantes tenham tempo para testar suas novas formulações e os deixem prontos para o mercado.
A maioria dos fabricantes de caminhões que recomendam os óleos licenciados API CJ-4 provavelmente irão recomendar aos proprietários o uso de óleos licenciados API CK-4, assim que estiverem disponíveis, pois esses óleos irão proteger melhor os motores diesel de hoje.
Já os óleos FA-4, no entanto, são diferentes, pois são especificamente formulados para uso em motores do ciclo diesel de quatro tempos e alta velocidade, projetados para atender os modelos de 2017, de acordo com as normas de emissões de gases de efeito estufa, em auto-estradas (GEE2017). Alguns fabricantes de motores podem recomendar os óleos API FA-4 para seus veículos de modelos/anos anteriores, mas é mais provável que os fabricantes irão recomendar esses óleos a partir dos motores de 2017.
Fonte: Lube Report