ATIEL faz pesquisa de qualidade no mercado europeu de lubrificantes.

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Um programa de pesquisa de qualidade do óleo do motor da Associação Técnica da Indústria Europeia de Lubrificantes – ATIEL destacou a necessidade de mais orientação e formação para os comerciantes de lubrificantes que reivindicam atender às especificações da Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis – ACEA. O programa é parte fundamental dos esforços para melhorar a qualidade dos lubrificantes automotivos comercializados na Europa, e confirmou a força do sistema utilizado.

A ATIEL trabalha com outras partes interessadas da indústria para melhorar o nível de qualidade global e conformidade com as especificações técnicas, difíceis e detalhadas, dos lubrificantes automotivos comercializados na Europa, a fim de dar aos consumidores a confiança na adequação dos produtos que reivindicam as especificações ACEA apropriadas.

A ATIEL começou a conduzir pesquisas de qualidade em 2013, como uma forma de monitorar a conformidade dos produtos com o Sistema Europeu de Gestão da Qualidade de Lubrificantes de Motor (EELQMS), que é um requisito para os comerciantes de lubrificantes que dizem atender ao desempenho das especificações ACEA para óleos de motores utilizados em veículos leves e pesados.

As pesquisas com óleos de motor de automóveis de passageiros comercializados em toda a Europa são financiadas por membros da ATIEL, mas conduzidas por um organismo independente. Elas tornaram-se uma atividade principal e parte permanente do trabalho da Comissão de Gestão da Qualidade da ATIEL.

A primeira pesquisa, em 2013, forneceu um importante aprendizado sobre os tipos de produtos a serem incluídos, que testes analíticos a serem realizados, e como interpretar os resultados. Já a segunda pesquisa, realizada no ano passado, refinou a metodologia e ampliou o escopo para um olhar não só para os produtos de membros ATIEL como para muitos outros comerciantes de lubrificantes que são signatários do EELQMS. Os resultados não encontraram nenhuma evidência de qualquer falha que pudesse ser chamada de “não-conformidade”, e que pudesse levar a uma falha de motor no curto prazo.

Outras conclusões da pesquisa de 2015 incluem alguns produtos que não conseguiram cumprir todas as especificações exigidas pela ACEA e alguns com reivindicações incompatíveis.

A natureza das falhas e reivindicações incompatíveis sugere que, na maioria dos casos, o comerciante não analisou plenamente as necessidades exatas de todas as categorias individuais ACEA, e pode ter entendido mal as reivindicações legítimas que podem ser feitas.

ATIEL pretende resolver isso, fornecendo mais orientação e treinamento para profissionais de marketing, para ajudá-los a desenvolver uma melhor compreensão da estrutura de reivindicações e critérios para reivindicações válidas, em diferentes versões das sequências ACEA.

Cada comerciante de lubrificante cujos produtos foram testados como parte da pesquisa recebeu os resultados relativos ao seu produto, em condições de confidencialidade. A ATIEL recebeu respostas encorajadoras desses comerciantes, incluindo detalhes sobre as ações que tencionam tomar para verificar e corrigir quaisquer problemas.