Razão Beta: Importante na avaliação de filtros para lubrificantes

325
Marcos Thadeu Giacomini Lobo

Marcos Thadeu Lobo

Engenheiro Mecânico Graduado Pela Universidade Estadual De Campinas (Unicamp) em 1985. Ingressou na Petrobras Distribuidora S/A em 1986 como profissional de Suporte Técnico em Produtos. E atualmente exerce a função de Consultor Técnico Sênior.

Os filtros para óleos lubrificantes podem ser avaliados de variadas formas sendo um dos métodos mais comuns o ENSAIO DA RAZÃO BETA. Este ensaio utiliza Contadores de Partículas posicionados online na entrada e na saída do filtro de óleo lubrificante, medindo a adição contínua de material particulado sólido utilizado como contaminante no reservatório do sistema principal de óleo lubrificante e o escoamento de óleo lubrificante através do filtro.

razão beta
Figuras 1/2 – É importante conhecer-se a Razão Beta dos filtros de óleo

Razão Beta

A Razão Beta é calculada dividindo-se o número de partículas sólidas maiores que determinada dimensão (mícrons) na entrada dos filtros para óleos lubrificantes pelo número de partículas sólidas de mesma dimensão em sua saída.

Exemplificando: um filtro para óleo  lubrificante  com Razão Beta sub 5 mícrons (partículas sólidas com dimensões superiores a 5 mícrons) = 10 significa:

10 partículas sólidas  > 5 mícrons na entrada do filtro
1 partícula sólida >  5 mícrons na saída do filtro

Em resumo:   10 partículas sólidas > 5 mícrons   entram no filtro;  1 partícula sólida > 5 mícrons atravessa o filtro

A Razão Beta pode ser utilizada, também,  para se calcular a Eficiência de Captura,  que é a avaliação do desempenho médio dos filtros para óleos lubrificantes ao longo de sua vida de serviço e calculada através da seguinte fórmula:

Figuras 3/4 - Razão Beta e Eficiência de Captura
Figuras 3/4 – Razão Beta e Eficiência de Captura

% Eficiência de Captura =  (Razão Beta – 1)/Razão Beta  x 100

Ex. Razão Beta sub 5 mícrons = 10

% Eficiência de Captura = (10 – 1)/10 x 100  = 90%

% Eficiência  de  Captura =90% quer dizer que 90% das partículas sólidas > 5 mícrons  são removidas por um filtro para óleo lubrificante com Razão Beta sub 5 mícrons = 10.

Quanto menores as dimensões  médias dos poros (porosidade ou micragem) da superfície do elemento filtrante e quanto maior a Razão Beta  para determinada dimensão de partícula sólida (maior a Eficiência de Captura para aquele filtro de óleo lubrificante) melhor será o Nível Geral de Limpeza do óleo lubrificante.

Figuras 5/6 - Quanto maior a Razão Beta do filtro e  menor a porosidade da superfície do elemento filtrante melhor será o Nível Geral de Limpeza do óleo
Figuras 5/6 – Quanto maior a Razão Beta do filtro e  menor a porosidade da superfície do elemento filtrante melhor será o Nível Geral de Limpeza do óleo

Ponto importante a considerar: a Razão Beta refere-se a uma dimensão particular de    material particulado sólido e os filtros tem  múltiplas Razões Beta sub x (partículas sólidas > x mícrons).

Ex.  haverá uma Razão Beta sub 2 mícrons; Razão Beta sub 5 mícrons; Razão Beta sub 10 mícrons; Razão Beta sub 50 mícrons; Razão Beta sub 100 mícrons e assim por diante.

Figuras 7/8- Indicação de Razão Beta em filtros de óleo lubrificante
Figuras 7/8- Indicação de Razão Beta em filtros de óleo lubrificante

 

Outros artigos do Autor

Testando a demulsibilidade do óleo lubrificante

Marcos Thadeu Lobo Engenheiro Mecânico Graduado Pela Universidade Estadual De Campinas ( Unicamp ) em 1985. Ingressou na Petrobras Distribuidora S/A em 1986 como profissional...

Formação de verniz em sistemas de lubrificação – PARTE 1

Marcos Thadeu Lobo Engenheiro Mecânico Graduado Pela Universidade Estadual De Campinas ( Unicamp ) em 1985. Ingressou na Petrobras Distribuidora S/A em 1986 como profissional...

Requisitos para lubrificação de compressores de refrigeração

Marcos Thadeu Lobo Engenheiro Mecânico Graduado Pela Universidade Estadual De Campinas ( Unicamp ) em 1985. Ingressou na Petrobras Distribuidora S/A em 1986 como profissional...

Ruídos em mancais de rolamento: Quais as causas? Como proceder?

Marcos Thadeu Lobo Engenheiro Mecânico Graduado Pela Universidade Estadual De Campinas ( Unicamp ) em 1985. Ingressou na Petrobras Distribuidora S/A em 1986 como profissional...

Procedimentos práticos para substituição de graxa em mancais de rolamento

Marcos Thadeu Lobo Engenheiro Mecânico Graduado Pela Universidade Estadual De Campinas ( Unicamp ) em 1985. Ingressou na Petrobras Distribuidora S/A em 1986 como profissional...