14 e 15 de junho de 2016 Local: Hotel WINDSOR FLORIDA Rio de Janeiro – Brasil
O evento já consagrado pelo mercado e reconhecido internacionalmente chega à sua 6ª edição, nos dias 14 e 15 de junho de 2016, no Hotel Windsor Flórida – Rio de Janeiro.
Óleos básicos, aditivos, números de mercado, legislação, especificações e lubrificantes em geral.
7 Razões para participar
19 palestras nacionais e internacionais de alto nível
Tradução simultânea com profissional especializado.
As mais atualizadas informações técnicas e de mercado, sobre lubrificantes.
Área de exposição com produtos e empresas conceituadas no mercado.
Estarão presentes cerca de 300 profissionais e executivos de todos os elos da cadeia produtiva.
Grande oportunidade para ampliar sua rede de contatos, com almoços, coquetel e espaço apropriado para networking.
Um guia de negócios e orientação de abrangência nacional, para todas as indústrias e empresas dos diversos setores produtivos do Brasil e parceiros ligados ao setor de lubrificantes. Aqui você encontrará fornecedores e participantes das atividades relacionadas a lubrificantes e lubrificação, que certamente atenderão às necessidades específicas de sua empresa. Para estimular negócios e demandas, o GNLubes divulga os principais agentes da cadeia produtiva, por meio de uma composição de empresas, segmentadas por área de atuação, divididas em seções específicas. O guia oferece informações precisas, com qualidade e constante aperfeiçoamento.
A REVISTA LUBES EM FOCO nasceu alicerçada na vasta experiência profissional de especialistas do setor de lubrificantes e lubrificação, que, após anos de trabalho em diversas empresas do setor, reuniram seus esforços com o objetivo de ouvir as necessidades do mercado e a ele retornar, com informações relevantes.
Vivemos um momento extremamente ativo, com renovação tecnológica em todos os campos e legislação ambiental cada vez mais severa.. Esta publicação pretende informar de forma completa tudo sobre o mundo dos lubrificantes.
Conselho Editorial
Engenheiro Mecânico formado pela Souza Marques com pós-graduação em Engenharia Econômica. Ao longo de 23 anos de trabalho na Texaco Brasil desempenhou diversas funções na área de lubrificantes, ocupando posições desde engenheiro até Presidente da Texaco Uruguai.
Engenheiro Industrial formado pela Universidade de Buenos Aires com pós-graduação em Marketing e Sistemas de Informação (PUC-RJ). Desenvolveu sua carreira em empresas como Ford, Texaco e RJ. Reynolds onde ocupou a posição de Diretor de Trade Marketing. Há mais de 10 anos trabalhando como consultor de empresas, presta serviços nas áreas de Planejamento Estratégico e Marketing.
Engenheiro Químico, 40 anos de experiência na Indústria do Petróleo com ênfase em Lubrificantes, Combustíveis e Aditivos. Co-autor do livro Lubrificantes e Lubrificação Industrial, Consultor Técnico com experiência internacional em treinamento, palestras e trabalhos executados nos EUA, Europa e América do Sul. Coordenador da Comissão de Lubrificantes e Lubrificação do IBP.
29 th ICIS World Base Oils and Lubricants Conference
Base Oils and Lubricants Conference – Amassing 450+ global decision-makers and 60+ expert speakers, the 29 th ICIS World Base Oils and Lubricants Conference returns to London from 12-14 February as the world’s
premier industry conference.
It’s bigger and better for 2025, with a host of new conference features, including a unified
conference space built for seamless networking, collaboration, and insight. Brand new for
this year, we’re integrating three content stages to deliver high-impact sessions from the
market’s leading thinkers.
With representation from 50 nations, this is the world’s premier base oils and lubricants
gathering, and your chance to set up high-value meetings, finalise strategic partnerships and elevate your business presence on the world’s stage. Network with the likes of Shell, BP, BASF, ExxonMobil, Castrol and many more of the industry’s biggest players.
“It’s a world-class event with top-notch presenters and great networking” Thomas Norrby, NYNAS AB
“This event provides strategic information and a place to meet current and potential suppliers as well as business partners.”
Juan Carlos Diaz,
Copec
ICIS have reignited their partnership with ELGI, with exclusive content exploring grease,
innovation, sustainability, and the future of the lubricating grease technology. Head to Stage 3 for cutting-edge solutions from leading lubrication experts and to connect with experts from across the base oils, lubricants and grease sectors.
This year's conference offers unparalleled networking experiences, including:
Pre-conference drinks reception: Kick off your networking with a pre-conference
drinks reception. Enjoy a free bar and reconnect with industry peers before the
conference begins.
Exclusive Reception at the Tower of London: Attendees are invited to a pre-
conference drinks reception within the historic Tower of London, featuring a guided
tour of the Crown Jewels and a networking dinner accompanied by live jazz.
Dedicated Networking Spaces: The event is known for world-class networking, and
it just got better. Enjoy unified conference space designed for enhanced networking
and collaboration. Take advantage of our dedicated networking app, allowing you to
organise and arrange meetings through the flick of a finger.
Distinguished Speakers
Gain exclusive insight from industry pioneers, with over 60 thought leaders presenting over
two informative days. Key speakers include:
Artis Brown, Vice President – Basestocks & Waxes, ExxonMobil
ICIS is a leading global provider of market intelligence for the energy, chemical, and
fertilizer industries, enabling businesses to make informed decisions, mitigate risk, and
capitalize on new opportunities.
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Unidos pelo Combustível Legal Movement discusses actions for 2025
The third meeting of the Unidos pelo Combustível Legal Movement was marked by a broad debate on proposals to ensure the fight against the irregular market, which faced an increase in operational fraud in 2024. The event, which took place this Wednesday, December 4, from 9 am to 12 pm, in the Nereu Ramos auditorium, in the Chamber of Deputies, in Brasília, should also present the outlook for the sector for 2025.
Given the single-phase system, implemented last year, illegal acts in the segment have migrated strongly to the operational aspect of business, reports the Movement’s press office.
The harm caused includes cargo theft and robbery, adulteration and quality fraud, volumetric fraud, clandestine formulators and mixers, in addition to pirate stations.
“These actions generate losses of R$ 15 billion to the Treasury annually. It could be a resource to balance the federal budget and apply it to education, health and security”, says Emerson Kapaz, president of the Legal Fuel Institute (ICL), which is part of the Movement.
Import corridor
Another issue that will be discussed is the current status of tax benefits through import corridors.
Currently, the government of Amapá has instituted by declaratory act a new corridor for the entry of petroleum derivatives – especially naphtha – with deferral of ICMS and application of presumed credit.
This situation goes against decisions made by the National Council for Tax Policy (Confaz).
The board has been trying, since April 2024, to prevent the installation of special regimes aimed at facilitating the import of fuels.
During this period, two agreements were signed (20/24 and 21/24) to standardize ICMS collection procedures, including the preservation of invoices and tax documents, as well as to review customs clearance rules.
“This opens up space for non-orthodox companies, without a base in Amapá, and, due to the tax incentive, to be able to buy naphtha, partially refined petroleum oil and other derivatives abroad with deferral of ICMS-Importation”, assesses Carlo Faccio, director of ICL
Observatory and Pact
Promoted by the Legal Fuel Institute (ICL), the National Federation of Fuel and Lubricant Trade (Fecombustíveis) and the National Confederation of Trade in Goods, Services and Tourism (CNC), this third meeting of the Movement has the support of important entities in the sector, such as the National Union of Fuel and Lubricant Distribution Companies (Sindicom), the National Federation of Fuel, Natural Gas and Biofuel Distributors (Brasilcom), the Brazilian Institute of Oil and Gas (IBP), the Brazilian Association of Fuel Importers (Abicom), among others.
The Movement’s first two congresses brought together authorities, parliamentarians and industry representatives. The goal was to mobilize society so that bills could be approved and guarantee market competitiveness and fairness. The National Fuel Observatory was launched, which aims to centralize information on crimes and fraud for prompt action against illegalities.
In addition, the National Pact Against Crime in the Fuel Sector was signed, which addressed six essential topics to expand the fight against illegal acts in the segment, such as the review of the authorization of the white pump and greater oversight of formulators, the entry of ethanol into single-phase production and the approval of a law against habitual debtors.
La tercera reunión del Movimiento Unido por el Combustible Legal estuvo marcada por un amplio debate sobre propuestas para garantizar la lucha contra el mercado irregular, que enfrenta un crecimiento del fraude operativo en 2024. El evento, que se desarrolló este miércoles 4 de diciembre, desde las 9:00 horas. a las 12, en el auditorio Nereu Ramos, de la Cámara de Diputados, en Brasilia, también presentará las perspectivas del sector para 2025.
Dado el sistema monofásico, implementado el año pasado, los actos ilícitos en el segmento migraron fuertemente al aspecto operativo del negocio, informan los asesores del Movimiento.
Los daños causados incluyen hurto y hurto de carga, adulteración y fraude de calidad, fraude volumétrico, formuladores y mezcladores clandestinos, además de estaciones piratas.
“Estas acciones generan pérdidas al Tesoro de R$ 15 mil millones anualmente. Podría ser un recurso para igualar el presupuesto de la Unión y aplicarse a la educación, la salud y la seguridad”, analiza Emerson Kapaz, presidente del Instituto Combustível Legal (ICL), que forma parte del Movimiento.
Corredor de importación
Otro tema que se debatirá es el estado actual de los beneficios fiscales a través de los corredores de importación.
Actualmente, el gobierno de Amapá estableció mediante acto declarativo un nuevo corredor para el ingreso de derivados del petróleo -especialmente nafta- con diferimiento de ICMS y aplicación de crédito presunto.
Esta situación parece contraria a las decisiones tomadas por el Consejo Nacional de Política Financiera (Confaz).
El colegiado intenta, desde abril de 2024, impedir la instalación de regímenes especiales destinados a facilitar la importación de combustibles.
Durante este período se firmaron dos convenios (20/24 y 21/24), para estandarizar los procedimientos de cobranza del ICMS, incluida la conservación de facturas y documentos tributarios, así como para revisar las normas de despacho aduanero.
“Esto abre espacio para empresas poco ortodoxas, no radicadas en Amapá, y, gracias al incentivo fiscal, para comprar nafta, petróleo parcialmente refinado y otros derivados en el extranjero con aplazamiento del ICMS-Import”, evalúa Carlo Faccio, director de ICL
Observatorio y Pacto
Impulsada por el Instituto Combustível Legal (ICL), la Federación Nacional de Comercio de Combustibles y Lubricantes (Fecombustíveis) y la Confederación Nacional de Comercio de Bienes, Servicios y Turismo (CNC), esta tercera reunión del Movimiento cuenta con el apoyo de importantes entidades de del sector, como el Sindicato Nacional de Empresas Distribuidoras de Combustibles y Lubricantes (Sindicom), la Federación Nacional de Distribuidores de Combustibles, Gas Natural y Biocombustibles (Brasilcom), el Instituto Brasileño de Petróleo y Gas (IBP), la Asociación Brasileña de Importadores de Combustibles (Abicom), entre otros.
Los dos primeros congresos del Movimiento reunieron a autoridades, parlamentarios y representantes del sector. El objetivo fue movilizar a la sociedad para que los proyectos de ley sean aprobados y garanticen la competitividad y lealtad del mercado. Se puso en marcha el Observatorio Nacional de Combustibles, que tiene como objetivo centralizar información sobre delitos y fraudes para acciones breves contra las ilegalidades.
Además, se firmó el Pacto Nacional Contra la Delincuencia en el Sector Combustibles, que abordó seis temas esenciales para ampliar la lucha contra ilícitos en el segmento, como la revisión de la autorización de la bomba blanca y mayor control supervisor de los formuladores, ingreso de etanol en monofasia y aprobación de una ley contra los deudores persistentes.
Movimento Unidos pelo Combustível Legal – O terceiro encontro do Movimento Unidos pelo Combustível Legal foi marcado por amplo debate de propostas para garantir o combate ao mercado irregular, que enfrentou crescimento de fraudes operacionais em 2024. O evento, que ocorreu nesta quarta-feira, 04 de dezembro, das 9h às 12h, no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, em Brasília, também deverá apresentar as perspectivas para o setor para 2025.
Diante do sistema monofásico, implementado no ano passado, os atos ilícitos no segmento migraram fortemente para o aspecto operacional dos negócios, relata a assessoria do Movimento.
Os malefícios causados passam por roubo e furto de cargas, adulteração e fraude de qualidade, fraude volumétrica, formuladoras e batedeiras clandestinas, além de postos piratas.
“Estas ações geram prejuízo de R$ 15 bilhões ao Erário anualmente. Poderia ser um recurso para equalizar o orçamento da União e aplicado em educação, saúde e segurança”, analisa Emerson Kapaz, presidente do Instituto Combustível Legal (ICL), que integra o Movimento.
Corredor de importação
Outro assunto que será debatido é o atual estágio de benefícios tributários por meio de corredores de importação.
Atualmente, o governo do Amapá instituiu por ato declaratório um novo corredor para entrada de derivados de petróleo – especialmente, nafta – com diferimento de ICMS e aplicação de crédito presumido.
Esta conjuntura surge na contramão de decisões do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).
O colegiado vem tentando, desde abril de 2024, coibir a instalação de regimes especiais destinados à facilitação da importação de combustíveis.
Neste período, foram assinados dois convênios (20/24 e 21/24), para uniformizar procedimentos de cobrança do ICMS, incluindo a preservação de notas e documentos fiscais, bem como para revisar as regras do desembaraço aduaneiro.
“Isso abre espaço para que empresas não ortodoxas, sem base no Amapá, e, em razão do incentivo fiscal, possam comprar nafta, óleo de petróleo parcialmente refinado e outros derivados no exterior com diferimento do ICMS-Importação”, avalia Carlo Faccio, diretor do ICL
Observatório e Pacto
Promovido pelo Instituto Combustível Legal (ICL), pela Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e Lubrificantes (Fecombustíveis) e pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), este terceiro encontro do Movimento conta com o apoio de importantes entidades do setor, como o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes (Sindicom), a Federação Nacional das Distribuidoras de Combustíveis, Gás Natural e Biocombustíveis (Brasilcom), o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), a Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom), entre outros.
Os dois primeiros congressos do Movimento reuniram autoridades, parlamentares e representantes do setor. O objetivo foi mobilizar a sociedade para que projetos de lei sejam aprovados e garantam a competitividade e lealdade do mercado. Foi lançado o Observatório Nacional de Combustíveis, que tem como objetivo centralizar informações sobre crimes e fraudes para breve ação contra ilegalidades.
Além disso, foi assinado o Pacto Nacional Contra a Criminalidade no Setor de Combustíveis, que abordou seis tópicos essenciais para ampliar o combate contra os atos ilícitos no segmento, como a revisão da autorização da bomba branca e maior controle fiscalizatório das formuladoras, entrada do etanol na monofasia e aprovação de lei contra o devedor contumaz.
Infineum plans facility in India – UK-based Infineum has announced plans to build an additive blending facility in India, reinforcing its commitment to one of the world’s fastest-growing automotive markets.
The facility, scheduled for completion in March 2025, will begin trial production mid-year, with full-scale operations expected by the third quarter. Production capacity was not disclosed.
Infineum’s India Country Head S.K. Raghuram shared these details during the company’s 25th anniversary celebrations in Jaipur, India. The new site will blend sulfonate and salicylate additive packages, which are used in automotive lubricant formulations to enhance engine performance, improve durability, and meet regulatory standards.
Infineum’s entry into India which began in 2017 with the opening of an office, intensifies its competition with other industry players drawn to the region’s booming vehicle market and rising demand for high-performance lubricants.
The new additive blending facility underscores Infineum’s regional strategy, offering a localised production model amid global supply chain disruptions. With existing manufacturing hubs in the U.S., Brazil, Germany, Italy, Singapore, and China, Infineum’s Indian expansion signifies a strategic shift towards regional flexibility and sustainable technologies for the automotive lubricant supply chain.
Infineum abrirá instalación en India – Infineum, con sede en el Reino Unido, ha anunciado planes para construir una instalación de mezcla de aditivos en la India, reforzando su compromiso con uno de los mercados automotrices de más rápido crecimiento del mundo.
La instalación, cuya finalización está prevista para marzo de 2025, comenzará la producción de prueba a mediados de año y se espera que esté operativa a gran escala para el tercer trimestre. La capacidad de producción no fue revelada.
El director nacional de Infineum en India, S.K. Raghuram compartió estos detalles durante las celebraciones del 25 aniversario de la empresa en Jaipur, India. El nuevo sitio combinará paquetes de aditivos de sulfonato y salicilato, que se utilizan en formulaciones de lubricantes automotrices para mejorar el rendimiento del motor, mejorar la durabilidad y cumplir con los estándares regulatorios.
La entrada de Infineum en India, que comenzó en 2017 con la apertura de una oficina, intensifica su competencia con otros actores de la industria atraídos por el floreciente mercado de vehículos de la región y la creciente demanda de lubricantes de alto rendimiento.
La nueva instalación de mezcla de aditivos subraya la estrategia regional de Infineum, ofreciendo un modelo de producción localizado en medio de interrupciones en la cadena de suministro global. Con centros de fabricación existentes en EE. UU., Brasil, Alemania, Italia, Singapur y China, la expansión de Infineum en la India significa un cambio estratégico hacia la flexibilidad regional y tecnologías sostenibles para la cadena de suministro de lubricantes para automóviles.
Infineum abrirá unidade na Índia – A Infineum, sediada no Reino Unido, anunciou planos para construir uma unidade de mistura de aditivos na Índia, reforçando seu compromisso com um dos mercados automotivos de crescimento mais rápido do mundo.
A unidade, com conclusão prevista para março de 2025, começará a produção experimental em meados do ano, com operações em larga escala esperadas para o terceiro trimestre. A capacidade de produção não foi divulgada.
O chefe de país da Infineum na Índia, S.K. Raghuram, compartilhou esses detalhes durante as comemorações do 25º aniversário da empresa em Jaipur, Índia. O novo local misturará pacotes de aditivos de sulfonato e salicilato, que são usados em formulações de lubrificantes automotivos para melhorar o desempenho do motor, melhorar a durabilidade e atender aos padrões regulatórios.
A entrada da Infineum na Índia, que começou em 2017 com a abertura de um escritório, intensifica sua competição com outros participantes da indústria atraídos pelo crescente mercado de veículos da região e pela crescente demanda por lubrificantes de alto desempenho.
A nova instalação de mistura de aditivos ressalta a estratégia regional da Infineum, oferecendo um modelo de produção localizado em meio a interrupções na cadeia de suprimentos global. Com centros de fabricação existentes nos EUA, Brasil, Alemanha, Itália, Cingapura e China, a expansão indiana da Infineum significa uma mudança estratégica em direção à flexibilidade regional e tecnologias sustentáveis para a cadeia de suprimentos de lubrificantes automotivos.