14 e 15 de junho de 2016 Local: Hotel WINDSOR FLORIDA Rio de Janeiro – Brasil
O evento já consagrado pelo mercado e reconhecido internacionalmente chega à sua 6ª edição, nos dias 14 e 15 de junho de 2016, no Hotel Windsor Flórida – Rio de Janeiro.
Óleos básicos, aditivos, números de mercado, legislação, especificações e lubrificantes em geral.
7 Razões para participar
19 palestras nacionais e internacionais de alto nível
Tradução simultânea com profissional especializado.
As mais atualizadas informações técnicas e de mercado, sobre lubrificantes.
Área de exposição com produtos e empresas conceituadas no mercado.
Estarão presentes cerca de 300 profissionais e executivos de todos os elos da cadeia produtiva.
Grande oportunidade para ampliar sua rede de contatos, com almoços, coquetel e espaço apropriado para networking.
Um guia de negócios e orientação de abrangência nacional, para todas as indústrias e empresas dos diversos setores produtivos do Brasil e parceiros ligados ao setor de lubrificantes. Aqui você encontrará fornecedores e participantes das atividades relacionadas a lubrificantes e lubrificação, que certamente atenderão às necessidades específicas de sua empresa. Para estimular negócios e demandas, o GNLubes divulga os principais agentes da cadeia produtiva, por meio de uma composição de empresas, segmentadas por área de atuação, divididas em seções específicas. O guia oferece informações precisas, com qualidade e constante aperfeiçoamento.
A REVISTA LUBES EM FOCO nasceu alicerçada na vasta experiência profissional de especialistas do setor de lubrificantes e lubrificação, que, após anos de trabalho em diversas empresas do setor, reuniram seus esforços com o objetivo de ouvir as necessidades do mercado e a ele retornar, com informações relevantes.
Vivemos um momento extremamente ativo, com renovação tecnológica em todos os campos e legislação ambiental cada vez mais severa.. Esta publicação pretende informar de forma completa tudo sobre o mundo dos lubrificantes.
Conselho Editorial
Engenheiro Mecânico formado pela Souza Marques com pós-graduação em Engenharia Econômica. Ao longo de 23 anos de trabalho na Texaco Brasil desempenhou diversas funções na área de lubrificantes, ocupando posições desde engenheiro até Presidente da Texaco Uruguai.
Engenheiro Industrial formado pela Universidade de Buenos Aires com pós-graduação em Marketing e Sistemas de Informação (PUC-RJ). Desenvolveu sua carreira em empresas como Ford, Texaco e RJ. Reynolds onde ocupou a posição de Diretor de Trade Marketing. Há mais de 10 anos trabalhando como consultor de empresas, presta serviços nas áreas de Planejamento Estratégico e Marketing.
Engenheiro Químico, 40 anos de experiência na Indústria do Petróleo com ênfase em Lubrificantes, Combustíveis e Aditivos. Co-autor do livro Lubrificantes e Lubrificação Industrial, Consultor Técnico com experiência internacional em treinamento, palestras e trabalhos executados nos EUA, Europa e América do Sul. Coordenador da Comissão de Lubrificantes e Lubrificação do IBP.
O Mercado brasileiro de lubrificantes fechou o terceiro trimestre de 2024 com um volume acumulado de 1,177 milhão de m3, apresentando um crescimento de 2,8% em relação ao mesmo período do ano anterior. Os últimos 3 meses não conseguiram sustentar a força mostrada no primeiro semestre, apontando uma tendência de queda de volume comercializado.
Market Share do Mercado Brasileiro de Lubrificantes
Em termos de market share, não houve grandes modificações no TOP 10 das empresas, com a Iconic liderando com 18,1% seguida de Moove (16,1%), Vibra (15,5%), Raízen (10,9%) e Petronas (8,9%). Veja no quadro abaixo as demais empresas desse ranking.
Importações recorde de óleos básicos
O volume de importações brasileiras de óleos básicos até setembro de 2024 atingiu a marca de 705.161 m3, que representa um recorde histórico para o período. No período país desembolsou algo um pouco acima de US$ 647 milhões.
Os Estados Unidos continuam sendo o país que mais enviou básicos ao Brasil, correspondendo a 72,7% do total importado, seguido de Malásia e Coreia do Sul com 4,4%, Barein com 3,9%, Catar com 3,1% e Índia com 2,3%. Outros países com menores quantidades responderam pelos 9,2% restantes.
18th Pan American Conference – The 18th ICIS Pan American Base Oils and Lubricants Conference returns, bringing together industry leaders. This year’s heavy electoral landscape in the Americas brings uncertainty, with key issues such as the future of the US oil and gas markets, sustainability, and trade with China influencing potential investment opportunities in South America.
Technological advances are revolutionizing the re-refined base oil market. Cutting-edge hydrotreating and hydrocracking techniques are setting new quality standards, finally leading to OEM acceptance.
With the upcoming changes to GF-7, the automotive industry is changing this year, making this conference a perfect opportunity to understand how stakeholders will incorporate these changes and their impact on the base oil balance across the region.
Beyond the automotive market, investment in industrial lubricants is increasing. Recent Department of Energy funding for sustainable marine lubricants and the growth of the private spaceflight sector offer new opportunities for diversification into emerging markets.
Join the leading minds in the base oils and lubricants industry on December 5-6 at the 18th ICIS Pan-American Base Oils and Lubricants Conference in Jersey City! Base oil producers, lubricant blenders, marketers and end users from across the Americas and beyond will gather to network and exchange knowledge, making this a key event for anyone in the industry.
Regresa la XVIII Conferencia Panamericana de Aceites Base y Lubricantes ICIS, que reúne a líderes de la industria. El intenso escenario electoral de este año en las Américas genera incertidumbre, y cuestiones importantes como el futuro de los mercados de petróleo y gas de Estados Unidos, la sostenibilidad y el comercio con China influyen en las posibles oportunidades de inversión en América del Sur.
Los avances tecnológicos están revolucionando el mercado de los aceites base rerefinados. Las técnicas de hidrotratamiento e hidrocraqueo de vanguardia están estableciendo nuevos estándares de calidad que finalmente conducen a la aceptación de los OEM.
Con los próximos cambios del GF-7, la industria automotriz está experimentando cambios este año, lo que hace de esta conferencia una oportunidad perfecta para comprender cómo las partes interesadas incorporarán estos cambios y su impacto en el equilibrio del petróleo base en toda la región.
Además del mercado del automóvil, está aumentando la inversión en lubricantes industriales. La reciente financiación del Departamento de Energía para lubricantes marinos sostenibles y el crecimiento del sector de vuelos espaciales privados ofrecen nuevas oportunidades para diversificarse en mercados emergentes.
¡Únase a las mentes líderes de la industria de aceites base y lubricantes los días 5 y 6 de diciembre en la XVIII Conferencia Panamericana de Aceites Base y Lubricantes ICIS en Jersey City! Los productores de aceites base, mezcladores de lubricantes, comerciantes y usuarios finales de toda América y más allá se reunirán para establecer contactos e intercambiar conocimientos, lo que hará de este un evento crucial para cualquier persona en la industria.
A 18ª Conferência Panamericana de Óleos Básicos e Lubrificantes do ICIS retorna, unindo líderes do setor. O cenário eleitoral pesado deste ano nas Américas traz incertezas, com questões importantes como o futuro dos mercados de gás e petróleo dos EUA, sustentabilidade e comércio com a China influenciando potenciais oportunidades de investimento na América do Sul.
Os avanços tecnológicos estão revolucionando o mercado de óleos básicos rerrefinados. Técnicas de hidrotratamento e hidrocraqueamento de ponta estão definindo novos padrões de qualidade que estão finalmente levando à aceitação dos OEMs.
Com as próximas mudanças do GF-7, a indústria automotiva está passando por mudanças este ano, tornando esta conferência uma oportunidade perfeita para entender como as partes interessadas incorporarão essas mudanças e seu impacto no equilíbrio dos óleos básicos em toda a região.
Além do mercado automotivo, o investimento em lubrificantes industriais está aumentando. O financiamento recente do Departamento de Energia para lubrificantes marinhos sustentáveis e o crescimento do setor de voos espaciais privados oferecem novas oportunidades de diversificação em mercados emergentes.
Junte-se às mentes líderes na indústria de óleos básicos e lubrificantes nos dias 5 e 6 de dezembro na 18ª Conferência Panamericana de Óleos Básicos e Lubrificantes da ICIS em Jersey City! Produtores de Óleos Básicos, misturadores de lubrificantes, comerciantes e usuários finais de todas as Américas e além se reunirão para fazer networking e trocar conhecimento, tornando este um evento crucial para qualquer pessoa na indústria.
According to a report by the United Nations (UN), Brazil has one of the lowest recycling rates in the world: only 4% of all waste generated by society is recycled in the country. This is despite the approval of the National Solid Waste Policy (PNRS), implemented in 2010, which promotes the obligation of shared responsibility among all agents in the production chain.
However, not all sectors have adapted to the legislation. For this reason, the Ministry of the Environment (MMA) has been preparing, throughout this year, a series of new decrees and ordinances to detail sectoral goals and the roles of each agent in the process of proper disposal of waste (reverse logistics).
Despite the low recycling rate in the country, the reverse logistics of Used or Contaminated Lubricating Oil (OLUC) is a reference not only in compliance with standards, but also in its practical application.
This re-refining system, a type of reverse logistics that transforms used lubricating oil into a new product, is based on legislation that began to be formed in 1963, with the Resolution of the National Petroleum Council – 6/63, reaffirming the importance of ensuring the national supply of base oil from OLUC residue, essential for the lubricant industry.
Re-refining: sustainable reverse logistics
The regulation prohibited the inappropriate disposal of oils and established re-refining as the only suitable destination for the residue.
“OLUC’s reverse logistics in Brazil is an example of pioneering, with a robust regulatory structure and an operational model that demonstrates the viability of coordinated actions between the chain’s agents. Our legislation stands out worldwide as an example of success, with solid results that prove its effectiveness. We are certainly a global case study in sustainability,” says Aylla Kipper, head of institutional relations and sustainability at Lwart Soluções Ambientais and president of the Environmental Association for the collection, management and re-refining of OLUC (AMBIOLUC).
In addition to being a pioneer, Brazil continues to lead the way: with growing environmental concerns and the implementation of new environmental laws and standards, which culminated in the peak of the sector’s maturity with the publication of Conama 362 and formalized the concept of shared responsibility even before the publication of the PNRS. “It was a regulatory milestone that assigned clear responsibilities to everyone involved in the chain from production to consumption of lubricating oils, reinforcing the commitment to the environment,” explains Aylla.
Currently, Brazil is the world leader in reverse logistics for used lubricating oil. According to the study “The Road Ahead for the Global Used Oil Market”, carried out by Kline, the country allocates more oil for re-refining than economic powers such as the United States, Japan and Canada.
“Re-refining is an essential process not only for saving natural resources, but also for environmental protection, by avoiding the incorrect disposal of waste that could cause serious damage,” highlights the executive.
La logística inversa de Aceites Lubricantes Usados
Según el informe de las Naciones Unidas (ONU), Brasil tiene una de las tasas de reciclaje más bajas del mundo: sólo el 4% de todos los residuos que genera la sociedad se recicla en el país. Esto ocurre a pesar de la aprobación de la Política Nacional de Residuos Sólidos (PNRS), implementada en 2010, que promueve la obligación de responsabilidad compartida entre todos los agentes de la cadena productiva.
Sin embargo, no todos los sectores se han adaptado a la legislación. Por ello, el Ministerio del Medio Ambiente (MMA) viene preparando, a lo largo de este año, una serie de nuevos decretos y ordenanzas para detallar los objetivos sectoriales y los roles de cada agente en el proceso de disposición adecuada de los residuos (logística inversa).
A pesar de la baja tasa de reciclaje en el país, la logística inversa de Aceite Lubricante Usado o Contaminado (OLUC) es referencia no sólo en el cumplimiento de normas, sino también en su aplicación práctica.
Este sistema de re-refinación, un tipo de logística inversa, que transforma el aceite lubricante usado en un producto nuevo, se basa en una legislación que comenzó a gestarse en 1963, con la Resolución del Consejo Nacional del Petróleo – 6/63, reafirmando la importancia de asegurar el suministro nacional de aceite base procedente de residuos de OLUC, esencial para la industria de lubricantes
Re-refinamiento: logística inversa sostenible
La norma prohibía la eliminación inadecuada de los aceites y establecía el nuevo refinado como único destino adecuado para los residuos.
“La logística inversa de OLUC en Brasil es un ejemplo de pionera, con una estructura regulatoria robusta y un modelo operativo que demuestra la viabilidad de acciones coordinadas entre los agentes de la cadena. En todo el mundo, nuestra legislación se destaca como un ejemplo de éxito, con sólidas resultados que demuestran su eficacia. Somos ciertamente un caso de sostenibilidad global”, afirma Aylla Kipper, responsable de relaciones institucionales y sostenibilidad de Lwart Soluções Ambientais y presidenta de la Asociación Ambiental para la recogida, gestión y re-refinado de OLUC (AMBIOLUC).
Además de su espíritu pionero, Brasil sigue liderando el camino: con una creciente preocupación ambiental y la implementación de nuevas leyes y normas ambientales, que culminaron en el pico de maduración del sector con la publicación de la Conama 362 y formalizaron el concepto de responsabilidad compartida. incluso antes de la edición del PNRS.“Se trataba de un marco regulatorio que asignaba responsabilidades claras a todos los implicados en la cadena desde la producción hasta el consumo de los aceites lubricantes, reforzando el compromiso con el medio ambiente”, explica Aylla.
Actualmente, Brasil es líder mundial en logística inversa de aceites lubricantes usados. Según el estudio “El camino a seguir para el mercado mundial de petróleo usado”, realizado por Kline, el país destina más petróleo a la refinación que potencias económicas como Estados Unidos, Japón y Canadá.
“La re-refinación es un proceso esencial no sólo para el ahorro de recursos naturales, sino también para la protección del medio ambiente, al evitar la eliminación incorrecta de residuos que podrían causar graves daños”, destaca el ejecutivo.