Revista Lubes em Foco edição 95

47
Português
Español/Castellano
English

Revista Lubes em Foco edição 95

Clique na revista e leia, baixe ou compartilhe os artigos:


Página / page Artigo
4 15º Encontro Internacional com o Mercado - América do Sul - 2025
Nos dias 1 e 2 de julho, o Hotel Windsor Barra, no Rio de Janeiro, foi palco do 15º Encontro Internacional com o Mercado – América do Sul, promovido pela Editora Onze, responsável também pela publicação da revista Lubes em Foco. O evento, já consolidado como um dos mais relevantes do setor de lubrificantes e óleos básicos na região, reuniu profissionais, empresas e especialistas para dois dias intensos de troca de conhecimento, networking e celebração.
8 Governança Corporativa
Enquanto o mercado global de lubrificantes enfrenta um período de estagnação, com crescimento praticamente nulo nos principais mercados desenvolvidos, o Brasil emerge como uma exceção notável. Com projeções de crescimento já contratadas tanto em volume- devendo atingir um volume de vendas próximo a 2 bilhões de litros anuais em 10 anos, mas principalmente em valor (veículos e máquinas mais novos exigem produtos mais sofisticados) , o mercado brasileiro segue atraindo o interesse e investimento de grandes corporações, intensificando a competição e colocando pressão nas empresas independentes de lubrificantes.
18 Inibição da formação de borras biológicas nas misturas de diesel e biodiesel
Nas últimas décadas, mudanças climáticas geraram uma preocupação com combustíveis fósseis, com destaque para o diesel. Por isso, o desenvolvimento de alternativas renováveis é estimulado. Dentre as matrizes mais utilizadas, o biodiesel de base metílica tem sido mais utilizado devido ao binômio custo x produtividade. O biodiesel consiste em ésteres mono alquílicos de ácidos graxos de cadeia longa, formados numa reação derivada de álcoois e óleos vegetais ou gorduras animais. O processo produtivo do biodiesel resulta em subprodutos que devem ser purificados, mas não são completamente eliminados pelos processos atualmente aplicados.
27 Coração dos motores: fluido de arrefecimento é chave para performance e longevidade Como funciona?
Motores, sejam a combustão ou elétricos, geram calor considerável. Extremos climáticos, seja calor excessivo ou neve, também impactam seu funcionamento. A gestão eficiente dessa temperatura é crucial, e o fluido de arrefecimento, também chamado de fluido de radiador ou coolant, é o grande aliado na manutenção automotiva, prevenindo superaquecimentos, danos severos e falhas prematuras. O fluido de arrefecimento é um elemento de engenharia química de alta complexidade, combinando propriedades térmicas, químicas e de compatibilidade de materiais. A escolha correta da tecnologia, o cumprimento das normas e a manutenção preventiva são determinantes para a confiabilidade e a durabilidade do sistema.