Rerrefino na Itália tem números elevados

197
Português
Español/Castellano
English
Rerrefino na Itália
© photo courtesy of Conou

Rerrefino na Itália

Rerrefino na Itália – Medalha de ouro CONOU da economia circular também para 2021. Da coleta à regeneração, o óleo lubrificante usado pode transformar – se gerenciado corretamente – de um resíduo altamente perigoso em um recurso importante. A confirmação vem do novo Relatório de Sustentabilidade, documento por meio do qual o Consórcio informa seus stakeholders sobre as atividades de sua Cadeia de Suprimentos, destacando os resultados alcançados nos campos ambiental, econômico e social.

No ano passado, o CONOU coletou 186.000 toneladas de óleo mineral usado. Na verdade, quase todo o valor que pode ser recolhido. Após a queda do consumo devido à pandemia, registou-se assim um + 8% face a 2020. Mais de 98% do óleo recolhido foi enviado para regeneração. Dados que confirmam o Consórcio de excelência na economia circular também a nível europeu, uma vez que no Velho Continente apenas 61% do óleo recolhido é regenerado (enquanto a recolha regista pouco mais de 41% contra 46% em Itália). Mas há mais: o alto percentual regenerado permitiu um alívio significativo do balanço energético do país.

“As previsões otimistas de um 2021 com tendência de atenuação da crise pandémica e recuperação do mercado foram fortemente impactadas pelo aumento dos preços da energia. Neste difícil cenário – sublinha Riccardo Piunti, Presidente do CONOU – o precioso papel de equilíbrio do Consórcio realizado na Cadeia de Abastecimento tem permitido não só salvaguardar como até melhorar a actividade de recolha e regeneração, tornando-nos um paradigma de excelência e um ponto de referência atenção na Europa. . ”

Por fim, o CONOU se destaca na Europa como um exemplo avançado e run-in por quase 40 anos de aplicação do sistema EPR (Extended Producer Responsibility), despertando interesse e atenção de países que, no momento, ainda não embarcaram plenamente nessa direção.