Estacionamento inteligente
Uma nova versão do Audi Q2 lida de forma autônoma com situações complexas de estacionamento, seguindo avanços de inteligência artificial mostrados na Conferência e Oficina anuais de Sistemas Neurais de Processamento de Informação (NIPS), onde os mais recentes avanços em aprendizado de máquinas e neurociência estão sendo apresentados em Barcelona, na Espanha, de 5 a 10 de dezembro de 2016.
Inteligência Artificial – Novo Audi Q2
A Audi é a única montadora que se apresentou na NIPS com um estande e um automóvel em escala 1:8, um Q2 de conceito capaz de aprender. Numa área de 3 x 3 metros, o veículo autônomo procura e acha um espaço de estacionamento adequado e depois o ocupa.
A tecnologia de sensores do carro-conceito capaz de aprender consiste de duas mono câmeras, ‘olhando’ para a frente e para trás e trabalha em conjunto com dez sensores ultrassônicos posicionados em pontos ao redor de todo o modelo. Um computador de bordo converte seus dados em sinais de esterçamento e para o motor elétrico. Na superfície de rolamento, o modelo primeiro determina sua posição relativa ao espaço de disponível.
Percebendo sua posição, calcula como pode ir até seu alvo. O modelo manobra, esterça, vai para frente e para trás dependendo da situação.
Aprendizado reforçado
A capacidade de estacionar do modelo acontece por aprendizado reforçado. Em outras palavras, o sistema funciona por tentativa e erro. De início, o carro seleciona sua direção ‘a olho’. Um algoritmo identifica as ações de sucesso de maneira autôno
ma, o que significa que fica continuamente refinando a estratégia de estacionamento. Por fim, mesmo os mais difíceis problemas acabam sendo resolvidos de maneira autônoma.
A rede global da Audi não apenas envolve os institutos de pesquisas, mas também companhias importantes como da Califórnia, do Vale do Silício, da Europa e de Israel. A montadora trabalha com Mobileye, líder no campo de reconhecimento de imagens. As duas companhias combinam seus conhecimentos no desenvolvimento de um software de aprendizado de sistemas de percepção ambiental.
Lançamento 2017
A Audi usará o software pela primeira vez em 2017 no controlador central de assistência ao motorista (zFAS) da nova geração do A8. A NVIDIA, outra líder no campo de sistemas de hardware, foi uma importante sócia no desenvolvimento do desenvolvimento do zFAS. Essas soluções técnicas possibilitarão ao cliente divertir-se em situações de transito travado assim como em estacionamento automatizado.
A Audi está intensificando suas colaborações com sócios de industrias de alta tecnologia através componentes de altos graus de inteligência artificial (AI). Essas formas de inteligência são importantes para lidar com situações desafiadoras como tráfego urbano.
Ela permite que carros autônomos avaliem seu complexo meio ambiente e façam as manobras necessárias.
Outros fornecedores na NIPS
Também no NIPS estarão especialistas interessados em trabalhar com inovações na Audi. Cientistas e especialistas em HR da companhia estarão no evento para fornecer informações sobre uma gama de oportunidades de carreira. Na Audi os especialistas terão oportunidades que ajudarão a formar o papel de AI na indústria automotiva aplicando seu conhecimento nas áreas de aprendizado de máquinas, computação em nuvem, análise de dados e arquitetura veicular.