Fiat Mobi: As concessionárias Fiat começam a receber nos próximos dias o Fiat Mobi Drive, nome escolhido para a versão com o novo motor 1.0 de três cilindros e até 77 cavalos mostrado em setembro no Uno (veja aqui). O lançamento chega como o mais econômico entre os nacionais 1.0 aspirados – leia os números mais abaixo.
Nova Opção de Fiat Mobi
A nova opção tem preço sugerido de R$ 39.870 e já sai de fábrica com ar-condicionado, direção com assistência elétrica, volante com ajuste de altura, limpador traseiro, vidros e travas com acionamento elétrico, entre outros itens.
“A nova opção deverá responder por 20% das vendas do Fiat Mobi”, afirma o diretor de marketing Adriano Resende. “O volume mensal deve subir dos atuais 3,8 mil para 4,2 mil, estima. O três-cilindros entra na linha Fiat Mobi como opção intermediária. O quatro-cilindros 1.0 Fire continua nas versões Easy, Like e Way.
Datas a serem estabelecidas
A Fiat não informa data para a substituição total pelo novo motor: “Quem determina as coisas é o mercado. O 1.0 Fire é um motor consagrado e o Mobi é um carro com diversas faixas de preço. Precisamos oferecer versões de custo mais baixo”, diz o especialista em engenharia avançada Erlon Rodrigues.
Também haverá versões mais completas, como o Mobi Dualogic, que chega em 2017 e será o primeiro Fiat 1.0 no Brasil a utilizar o câmbio automatizado fornecido pela Magneti Marelli.
Família Fiat Mobi Firefly
O motor 1.0 de três cilindros faz parte da família Firefly, que tem também uma versão 1.3 de quatro cilindros já aplicada em versões do Uno. Ambos os propulsores utilizam apenas duas válvulas por cilindro como forma de privilegiar o torque em baixas rotações e reduzir o atrito pelo menor uso de peças móveis. A montadora investiu cerca de R$ 1 milhão na seção de motores em Betim, que foi ampliada em 22 mil metros quadrados e recebeu 186 novos robôs (veja aqui).
Tudo indica que essa família terá versões futuras com turbo e cabeçotes multiválvulas, mas a Fiat não revela quando. Também não divulga qual o próximo modelo a se beneficiar dos motores Firefly.
Bom de Guiar e amigo do bolso
Caiu bem no Mobi o novo motor 1.0 Firefly, resultado de uma relação peso-potência favorável e do bom torque de até 10,9 kgf.m a 3.250 rpm. Como o carro tem apenas 945 quilos, acelera de zero a 100 km/h em 12,8 segundos e atinge máxima de 164 km/h (dados fornecidos com uso de etanol).
Os dados de consumo do Mobi Drive causam impacto: são 13,7 km/l na cidade e 16,1 km/l na estrada quando abastecido com gasolina. Com etanol são 9,6 km/l em uso urbano e 11,3 km/l em rodovia. Numa prova de economia feita entre Betim (MG) e São Paulo (SP) ele fez média superior a 27 km/l. E em um pequeno circuito de Tuiuti, passou dos 30 km/l. Nem por isso é um carro molengão.
Automotive Business avaliou a nova opção em estradas secundárias e também num pequeno trecho urbano. Aprovado! Na prática, o motor desperta mesmo acima de 3,5 mil rpm e aí o carrinho vence fácil longas subidas em terceira e quarta marchas. Com ar-condicionado ligado surge certa preguiça, algo dentro do aceitável entre os modelos 1.0. O funcionamento é suave, nada de ruído ou vibrações.
Ainda que vá bem em estrada, vale ressaltar que o Mobi é um carro urbano. O porta-malas tem apenas 215 litros, ante 290 do Uno, por exemplo. Uma viagem em quatro ou cinco pessoas obrigará a turma a espalhar parte da bagagem nos pés ou levar bolsas e mochilas no colo.