EQC 400 4Matic
Chega no ano que vem o EQC 400 4Matic, primeiro Mercedes 100% elétrico a desembarcar no Brasil. O SUV utiliza dois motores, que fornecem 408 cavalos. A autonomia informada é de 400 quilômetros e vem de um conjunto de baterias que pesa 654 quilos. O modelo é fabricado em Bremen, na Alemanha, e chegou ao País há uma semana para dar início ao processo de homologação.
“O Brasil foi o primeiro país da América Latina a receber o EQC e suas vendas estão previstas também para Argentina, Colômbia, Chile, Panamá, Uruguai e Ilhas Cayman”, afirma Rogério Montagner. |
O executivo é o líder no Brasil para a implantação do projeto Case, sigla formada pelas palavras Conectividade, Autonomia, Compartilhamento (em inglês, Sharing) e Eletrificação.
Além do EQC 400 4Matic, a Mercedes-Benz trará carros híbridos plug-in em curto prazo. Segundo Montagner a Mercedes também considera parcerias para instalação de pontos de recarga. “Gostaríamos de participar de todos os processos”, garante.
Ele não descarta pontos em supermercados ou shopping centers, mas ressalta que estatísticas europeias indicam que antes de mais nada é preciso garantir instalação apropriada nas residências ou locais de trabalho, onde em regra os usuários abastecem seus carros.
Com o carregador Wallbox Mercedes para residências (220 volts, 22 ampères) a montadora informa 7h30 para abastecimento parcial (de 10% a 80%). Numa estação rápida (400 volts, 300 ampères) o tempo cai para 50 minutos na mesma condição (de 10% para 80%).
O EQC 400 4Matic acelera de zero a 100 km/h em 5,1 segundos e tem velocidade máxima limitada eletronicamente em 180 km/h. Com 4,76 metros, é menor que o Audi E-Tron (4,9 m, prometido para 2019) e maior que o Jaguar i-Pace (4,68 m, à venda por R$ 437 mil). A Mercedes-Benz não sabe informar se o modelo chega na primeira ou segunda metade do ano que vem e também não divulga um valor aproximado para o carro.