Filtração de óleo diesel em granel para uso em equipamentos móveis off-road e de uso agrícola (parte I)
Por: Marcos Thadeu Giacomini Lobo
O Nível Geral de Limpeza do Óleo Diesel Rodoviário (S500/S10) é fator de fundamental importância na confiabilidade e durabilidade de motores de combustão interna Ciclo Diesel 4T. A CATERPILLAR menciona, nos manuais de operação de seus equipamentos móveis, que 90% das falhas em sistemas de injeção têm como origem sujidades e água presentes
no combustível.
Ao longo do tempo, tem-se verificado que a densidade de potência dos motores de combustão interna Ciclo Diesel 4T e as resultantes pressões de injeção nos sistemas de combustível têm se elevado significativamente.
Recentes e cada vez mais rígidos padrões de emissões de exaustão têm obrigado a significativas mudanças de projeto e aumento de custos nos motores de combustão
interna Ciclo Diesel 4T que acionam os modernos equipamentos móveis off-road e de uso agrícola.
A melhoria do Nível Geral de Limpeza do Óleo Diesel Rodoviário (S500/S10) tem sido crescentemente demandada por vários fatores, entre os quais citamos:
»» padrões de emissão de gases de exaustão mais severos;
»» sistemas de injeção complexos e sofisticados que demandam maior Nível Geral de Limpeza do combustível;
»» custos de paralisação e perda de produtividade causados por deficiente Nível Geral de Limpeza no combustível se tornam inaceitáveis visto haver eficiente tecnologia de filtração disponível;
»» carência de técnicos especializados em reparos dos modernos, complexos e sofisticados sistemas de injeção eletrônicos, sistemas de injeção common-rail e sistemas
de pós-tratamento do gás do escapamento (EGR/SCR).
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