Energia eólica está ficando mais barata. Quem diria que a transformação do vento de uma fonte de energia autofinanciada, apoiada em subsídios, aconteceria tão rapidamente – não esta publicação, com certeza. Além de ambientalistas obstinados, a maioria dos consumidores tem se oposto às energias renováveis, pois custam muito mais, e as turbinas são uma coisa desagradável na paisagem.
Mas no espaço de menos de 10 anos, a oposição pública diminuiu. A oposição ainda não foi inteiramente resolvida, mas se atenuou à medida que nos familiarizamos com a visão das pás das turbinas girando lentamente no horizonte e com a percepção de que seus custos estão caindo drasticamente.
Energia eólica
Um artigo recente no The Telegraph relata como o custo da produção de energia de parques eólicos em terra caiu até agora, prejudicando as opções convencionais de carvão, gás natural e nuclear.
O gráfico abaixo de 2015 mostra a energia eólica terrestre como a opção mais barata; os custos caíram ainda mais desde então. Chamando-a de “revolução livre de subsídios”, o artigo do Telegraph reflete nossa própria surpresa com a rapidez com que a mudança ocorreu.
Para ser justo, a energia offshore ainda requer algum subsídio devido ao maior custo de instalação e manutenção. Mesmo aqui, os custos continuam caindo, e o subsídio é um caminho que as autoridades preferem entreter por causa da oposição pública ao que era visto como a praga das turbinas terrestres que pontilham a paisagem. Em grande parte, isso ocorre porque os tamanhos das turbinas aumentaram e, como resultado, as eficiências aumentaram.
A indústria está vendo isso como uma grande oportunidade de investimento, gerando empregos e, ao mesmo tempo, reduzindo as emissões globais de carbono do país.
Um número de 20 bilhões de libras esterlinas cobrindo tanto a energia eólica onshore quanto a energia solar nos próximos 10 anos é discutido, e todas elas seriam livres de subsídios.
Os números mais recentes estão soando a sentença de morte para a energia nuclear no Reino Unido, mas como de costume o governo não alcançou os números.
Energia nuclear
A energia nuclear está custando £ 92,50 por megawatt / hora e é parcialmente justificada com base no fato de que uma carga básica de energia é sempre necessária para preencher a variabilidade das fontes renováveis. No entanto, parques de baterias como Glassenbury, em Kent, estão surgindo e podem suprir as lacunas na demanda, mas nada como uma usina nuclear de 2 GW; ainda assim, alguns MW aqui e ali estão aumentando lentamente.
Mas, assim como os renováveis, os custos precisarão diminuir para que o investimento flua para os parques de baterias. Ou seja, eles precisarão descer na medida necessária para negar a necessidade de queima rápida das fontes de energia convencionais para preencher as lacunas durante os snaps frios ou, à medida que as energias renováveis aumentam, como uma porcentagem do todo para preencher por períodos de vento fraco ou à noite para solar.
Ainda assim, um futuro de baixo carbono, com custos de energia mais baixos e com o benefício do crescimento econômico de investimentos – o que não é para gostar?