A Mercedes-Benz anunciou na última sexta-feira (13) a chegada ao Brasil do piloto automático para ônibus rodoviário que previne colisões. De acordo com a montadora, o sistema acelera e freia sem intervenção do motorista, mantendo distância segura em relação ao veículo à frente.
Piloto automático da Mercedes-Benz
“O piloto automático adaptativo reduz o risco de acidentes, trazendo mais segurança para passageiros, motorista e os outros veículos da via”, afirma o diretor de vendas e marketing de ônibus da Mercedes do Brasil, Walter Barbosa. Ele explica que devido à atuação de sensores, esse sistema identifica os veículos à frente a partir de 200 metros, mesmo em situação de neblina. “Além disso, pelo fato de atuar automaticamente, alivia o estresse do motorista, que pode se concentrar mais à condução e ao tráfego.”
O piloto automático adaptativo da Mercedes é indicado, de acordo com a montadora, para médias e longas distâncias rodoviárias. “Especialmente para aquelas caracterizadas por retas muito longas e declives acentuados, comuns no Brasil e na América Latina. Também é ideal para trechos de serra, com curvas e neblina, pelo fato de identificar veículos à frente e automaticamente frear ou acelerar, conforme a situação”, esclarece.
Rota 2030
A nova política industrial do setor automotivo prevê incentivos para empresas que investirem em pesquisa e desenvolvimento (P&D) e estímulos adicionais para introdução de novas tecnologias, notoriamente aquelas ligadas à segurança, veículos autônomos, entre outros.
No entanto, de acordo com a Mercedes, o piloto automático para ônibus rodoviários faz parte da estratégia da montadora. Barbosa ressalta que a introdução da nova tecnologia representa um importante passo para a empresa rumo ao ônibus autônomo, que já está em desenvolvimento. “Temos conhecimento e ampla experiência para isso”, garante.
O piloto automático para ônibus, de acordo com a Mercedes, também é importante para redução do consumo de energia, tecnologia que já é vista com mais frequência nos veículos de passeio inclusive no Brasil.
“Esse equipamento vai além de um piloto automático convencional, que mantém velocidade constante do veículo conforme determinado pelo motorista, proporcionando redução do consumo”, destaca o dirigente da Mercedes. (DCI/Juliana Estigarríbia)