Montadoras suspendem produção a partir da sexta

Greve dos caminhoneiros afeta abastecimento de peças e impede trabalho nas fábricas

110
Montadoras
Montadoras param produção

Montadoras suspendem produção

Depois de afetar parcialmente as atividades em pelo menos 16 fábricas, o desabastecimento de peças causado pela greve dos caminhoneiros acaba de comprometer diretamente toda a produção de veículos do Brasil. Em nota, o presidente da Anfavea, Antonio Megale, confirmou que a partir desta sexta-feira (25) todas as montadoras instaladas no país suspenderão os trabalhos nas linhas de montagem. Na prática, nenhum carro será fabricado no país até que o abastecimento de componentes seja normalizado.

“A partir do dia 25, todas as montadoras de veículos no Brasil estarão com suas linhas de produção paradas. A greve dos caminhoneiros afetará significativamente nossos resultados tanto para as vendas, quanto para a fabricação e exportação. A indústria automobilística gera de impostos mais de R$ 250 milhões por dia e, por isso, esta paralisação gerará forte impacto na arrecadação do País”, afirmou Megale.

Chevrolet Cruze exportação

Falta de componentes

Além da falta de componentes que impede diretamente a produção, as montadoras também enfrentam problemas para escoar unidades já fabricadas. Sem caminhões para distribuir os estoques para as concessionárias, os pátios estão cheios. O governo chegou a anunciar na noite de ontem um acordo com representantes dos caminhoneiros, mas a maioria da classe não acatou a proposta e a greve segue por todo o país.

Fotos: Divulgação