Cruise control
O cruise control funciona da mesma forma que em um automático. Nos manuais modernos, inclusive, é possível trocar de marcha sem que o controlador de velocidade (popularmente chamado de piloto automático) se desligue – como ao reduzir a marcha para manter a velocidade na subida. Isso desde que você não demore para realizar a troca.
“Caso o pedal de embreagem seja acionado por mais que alguns segundos ou o freio seja acionado, o sistema se desliga”, explica a assessoria de imprensa da GM.
O mesmo vale se você não reduzir em ladeiras e o veículo perder velocidade rapidamente. A injeção eletrônica detecta que o motor não consegue mais entregar a força necessária com aquela determinada marcha e desarma o controlador antes que o carro possa morrer.
Cenários improváveis
Até mesmo cenários improváveis foram pensados na aplicação do controlador em modelos com caixa manual. Se o motorista desengatar o veículo sem acionar a embreagem (algo não recomendado, mas possível em situações onde o motor aplica pouca carga na transmissão), o controlador irá acelerar o motor por alguns décimos de segundo.
Ao perceber que o veículo não está ganhando velocidade, ele irá desativar o controlador automaticamente, evitando que o motor siga acelerando sozinho.
Desligar o ESP, acionar o freio de estacionamento e até mesmo abrir a porta são outros cenários que fazem com que o controlador de velocidade seja desligado sozinho.
Fora dessas situações, o desarme do controlador de velocidade em um veículo manual ocorre da mesma maneira que em automáticos: basta apertar o botão do sistema (geralmente embutido no volante) ou pisar no freio que o dispositivo é desligado.
No Brasil, alguns manuais oferecem esse recurso – o Onix Activ é um deles.