Salão Duas Rodas
Visitar o Salão Duas Rodas, que vai até domingo (19) na capital paulista, deixa boa esperança diante do mercado nada animador de 2017. O ano deve fechar com vendas abaixo do ano passado, que já foi um fiasco, com pouco mais de 850 mil motos emplacadas. Mas as previsões para 2018, ao menos em termos de lançamentos, é de um ano bem melhor que este que se encerra.
Honda
Começando pela Honda, que domina em absoluto o mercado brasileiro de duas rodas, a marca desta vez teve um estande digno da líder de vendas: repleto de novidades, inclusive algumas inesperadas para o Brasil – e que já estarão nas lojas no primeiro trimestre do ano que vem, como o scooter aventureiro X-ADV. Também lançou a nova geração da supersportiva CBR 1000RR Fireblade, nas versões Standard e Sport Package, e adiantou a novíssima Goldwing, que chega na metade do próximo ano. Também mostrou atualização da cub Biz e duas motos para nos deixar na vontade: a renovada CB 1100R e a custom Rebel 500, que certamente teria mercado por aqui.
Yamaha
A Yamaha, por outro lado, fecha 2017 comemorando recorde de 15% de participação de mercado. Para se manter em alta no ano que vem, a aposta ficou por conta do lançamento da quarta geração da Fazer 250, mais bonita e ágil do que nunca, apesar de manter o motor praticamente inalterado. Outra novidade foi a trail Crosser, que para a linha 2018 chega reestilizada e com duas versões específicas: S para uso urbano e Z para off-road, com para-lama elevado.
BMW
Quem também apostou nas trail foi a BMW, que antecipou a G 310 GS, versão “SUV” da naked G 310 R. Com o mesmo motor monocilíndrico de 313 cc da R, ela se diferencia pelo guidão elevado, suspensões de curso mais longo, roda aro 19″ na dianteira e o estilo encorpado que remete às GS de alta cilindrada. Lançada na Europa mês passado, será montada em Manaus (AM) e chegará às lojas brasileiras no primeiro semestre.
Triumph
Duas marcas surpreenderam pela agilidade. Uma foi a Triumph, que trouxe a renovada Tiger 800 diretamente do Salão de Milão, realizado na semana passada. Com mais de 200 modificações e design revisto, ganha a inédita versão XcT e começará a ser vendida por aqui em abril – junto com a nova Tiger 1200, que substitui a atual Explorer.
Kawasaki
A outra “rapidinha” foi a Kawasaki, que exibiu as inéditas Ninja 400 e Z900 RS – exatamente as mesmas atrações mostradas no Salão de Tóquio semanas atrás. Uma é a versão com mais motor da “Ninjinha”, que vai suceder a atual 300, enquanto a outra é uma versão com design retrô da naked Z900, mais voltada para passeios descompromissados. Ambas chegam no próximo ano.
Harley-Davidson
Na Harley-Davidson, praticamente todo o estande era de novidades. O destaque foram nada menos que as sete novas motos da família Softtail, agora com os motores Milwaukee-Eight de 107 e 114 polegadas cúbicas. São elas a Street Bob, Fat Bob, Fat Boy, Breakout, Softail Slim e Heritage Classic, todas com novo chassi, balança e suspensão mais voltada à performance.
Indian
Na maior rival Indian, os lançamentos foram as versões Dark Horse das custom Chief e Chieftain, com pintura e detalhes em preto fosco, e a inédita Scout Bobber, com estilo e tocada mais esportiva que a Scout tradicional.
KTM
Já na KTM a surpresa ficou por conta da nova (e ainda mais invocada) 390 Duke, com novo design e painel com tela TFT, enquanto na Dafra a street Next trocou o motor 250 por um de 300 cc, além de mostrar a nova geração da TVS Apache, agora com motor de 200 cc.
Ducati
Por fim, a Ducati lançou uma nova opção de entrada para a gama Monster com a 797, que resgata o motor refrigerado a ar para custar menos, além de promover a primeira mostra pública da recém-lançada Multistrada 950.
No que depender de novas motos, as marcas vão entrar em 2018 acelerando. Resta saber se o mercado vai responder à altura…
Vídeos: Paulo Henrique
Fotos: autor