A JAC Motors anuncia nesta semana no Brasil sua nova aposta para o mercado nacional de comercializais leves. Batizado de V260, o caminhão leve inserido no segmento do VUCs estreia no país importado da China com a missão de enfrentar principalmente os sul-coreanos Hyundai HR e o Kia Bongo. Para tanto, aposta em atributos como baixo custo de manutenção, preço em média R$ 4 mil mais em conta e a maior oferta de torque da categoria (26,4 kgfm a 1.800 rpm, extraídos do motor 2.0 16V turbodiesel). O preço sugerido é de R$ 69.990, com garantia de 3 anos ou 100 mil km.
Ao todo, o V260 mede 4,84 metros de comprimento, 1,75 m de largura, 1,95 m de altura e 2,47 m de distância entre-eixos – números que facilitam a circulação em centros urbanos movimentados sem grandes restrições. A capacidade de carga útil chega aos 1.510 kg e o Peso Bruto Total anuncia é de 3.200 kg. Na comparação com os dois principais concorrentes, a JAC destaca que o modelo oferece reforços extras no chassi (a chapa tem espessura de 4,5 mm) e possui a cabine mais alta e mais larga da categoria.
JAC V260
A lista de itens de série inclui alarme, vidros e travas com acionamento elétricos, rádio MP3 com entrada USB, direção hidráulica, coluna de direção regulável na altura, airbag duplo, freios ABS, cintos de segurança com pré-tensionadores, travamento automático das portas a 15 km/h, regulagem de altura do facho dos faróis e porta-copos. O destaque fica por conta da “JAC Connect Front Camera”, que vai alojada no retrovisor central e grava num cartão de memória todas as imagens à frente do caminhão.
Na mecânica, o motor 2.0 turbodiesel de 95 cv não é tão potente quanto o dos coreanos (130 cv), mas entrega 26,4 kgfm de força – contra 26 kgfm dos rivais. O câmbio é sempre manual de 6 marchas, com tração traseira.
Fotos: divulgação