Vendas de veículos usados avançam 7,5% no ano

Até setembro, 10,5 milhões de carros, comerciais e motos trocaram de dono

104

Vendas de veículos usados

As vendas de veículos usados entre janeiro e setembro deste ano cresceram 7,5% na comparação com iguais meses do ano passado, de acordo com balanço divulgado na segunda-feira, 2, pela Fenauto, federação que reúne as associações de revendedores no Brasil. Nos nove meses completos, mais de 10,5 milhões de veículos trocaram de dono; há um ano este volume era de 9,7 milhões, de acordo com a entidade, que considera as vendas de automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus e motocicletas.

O aumento se deve pela alta da média diária, que ficou 8,1% acima do número visto há um ano, que passou de 51,5 mil para 55,7 mil veículos vendidos por dia útil no acumulado até setembro.

Todos os segmentos apresentaram desempenho positivo

Todos os segmentos apresentaram desempenho positivo em volume de vendas. Os automóveis encerraram o período com 8,8% a mais no volume, para 6,83 milhões de unidades; comerciais leves subiram 6,3%, para pouco mais de 1,1 milhão. Comerciais pesados (caminhões e ônibus) e motocicletas cresceram 3,7% e 4,5%, respectivamente, com totais de 262,7 mil e 2,17 milhões de unidades.

Efeito crise faz idade média de frota de carros no País ser a mais alta em 10 anos
Efeito crise faz idade média de frota de carros no País ser a mais alta em 10 anos

“Os números mostram que o resultado de 2017 se mantém positivamente estável, acima de 2016, o que nos deixa mais confiantes na recuperação gradativa das vendas”, comenta em nota o presidente da Fenauto, Ilídio dos Santos.

Já no comparativo mensal, de setembro contra agosto, houve queda de 13,2% das vendas por causa do menor número de dias úteis em setembro, 20 contra 23, passando de 1,36 milhão para 1,18 milhão de unidades, considerando todos os segmentos. Contudo, sobre setembro de 2016, o desempenho do mês passado se mostrou melhor, com alta de 4%.