Bajaj Dominar 400
Conforme já noticiamos recentemente aqui no Motorede, a Triumph firmou parceria com a Bajaj, onde a fabricante britânica está se unindo a fabricante indiana para entrar no segmento de motos de baixo custo e grande volume de vendas.
Aproveitando esse contexto, de que a Triumph possa lançar modelos de média/baixa cilindrada junto com a Bajaj, vamos trazer detalhes do último lançamento da marca indiana, a naked Dominar 400.
Um modelo que era aguardado desde 2014 e chegou ao mercado indiano no final de 2016 trazendo design robusto, mecânica e ciclista acertada e um motor de 373cc que faz com que ela seja a moto mais poderosa da Bajaj na Índia.
Nova Bajaj Dominar 400
A novidade tem praticamente todas as suas características vindas do conceito Pulsar CS 400, apresentando na Auto Expo de 2014, em Nova Délhi, e chega a trazer até o coração de uma KTM em sua mecânica, mas isso falaremos mais para frente.
Começamos falando do seu design, onde a Dominar 400 traz até uma certa familiaridade com o mercado brasileiro.
Suas linhas remetem a um modelo que não é nem antigo, nem futurista. Ela parece estar totalmente de acordo com a situação do mercado atual e poderia muito bem se enquadrar no Brasil.
Alguns detalhes que chamam a atenção
Alguns detalhes que chamam a atenção é o seu quadro exposto e ajustado dentro do design da moto e o farol dianteiro em LED, que possui dos interruptores separados que são ajustados através de uma tecnologia de farol automática chamada Auto Headlamp On, na sigla AHO.
Outros destaques bem interessantes são a sua lanterna traseira, que tem dois feixes em LED separados, e algo que pode ser considerado até muito incomum em uma naked desse tipo: ela tem um pequeno painel que fica instalado no tanque de combustível e traz informações relacionadas a temperatura, bateria, ABS e posição da marcha, veja abaixo:
Na parte mecânica…
Na parte mecânica a naked mais poderosa da Bajaj na Índia traz o mesmo motor da KTM Duke 390. E sabe por quê? Porque a Bajaj é dona de quase metade da KTM, tendo seus 48% de participação na fabricante Austríaca.
Motor
Esse motor é um monocilíndrico de 373cc, com injeção eletrônica de combustível e refrigeração líquida, mas que passou por mudanças para se adequar a Bajaj, como a utilização do sistema DTS-i da própria fabricante.
Ele é capaz de gerar a potência máxima de 35cv a 8000 RPM e torque de 3,0Kgf.m aos 6500 giros. Isso torna a Dominar 400 bem menos potente que as motos austríacas que usam o mesmo motor e chegam à casa dos 42~43cv.
Testes feitos na Índia
Segundo informações de testes feitos na Índia, a novidade da Bajaj faz de 0 a 100km/h em 8,3 segundos, tendo velocidade máxima de aproximadamente 156km/h e sua velocidade de cruzeiro, para viajar sem esforço, é de 125km/h.
Para os padrões do mercado indiano, e até do brasileiro, esses números não estão muito fora da realidade e ela poderia se encaixar facilmente por aqui.
Ainda falando da parte mecânica, ela vem equipada de suspensão telescópica com 43mm de diâmetro na dianteira e suspensão monoshock Nitrox da própria Bajaj na traseira, freios a disco nas duas rodas, com disco de 320mm na dianteira e 230mm na traseira, além de trazer uma versão equipada com sistema ABS de duplo canal.
Seu câmbio é de 6 velocidades, o estiloso tanque de combustível tem capacidade para 13 litros e a média de consumo fica entre 30 e 35km/l.
Fechando o pacote mecânico estão os pneus radiais de perfil amplo e baixo que dão aparência esportiva, proporcionam maior aderência e são classificados para velocidades de até 180km/h.
Bajaj Dominar 400
No mercado indiano a Dominar 400 2018 tem o preço sugerido de pouco mais de 145mil rupias, que em conversão direta para o Real dá algo em torno de R$7.000,00. Isso para a versão Standard, já a ABS de canal duplo tem um pequeno adicional de cerca de 600 reais.
Bajaj Dominar 400 Vídeo
Será que uma naked na linha das 400cc como essa cairia bem aqui no Brasil? Ela teria espaço entre a 390 Duke e as MT-03 e Z300? Deixe sua opinião nos comentários!