Bioinformática – Centro de Inteligência Artificial

241

Centro de Inteligência Artificial

A Audi, em conjunto com o grupo do catedrático Sepp Hochriter do Instituto de Bioinformática da Johannes Kepler University de Linz, na Áustria, criaram um centro de aprendizado profundo com foco em funções conectadas a automóveis.

Bioinformática
Instituto de Bioinformática da Johannes Kepler University de Linz, na Áustria

Audi Academy

Michael Schmid, diretor da Audi Academy, diz que “Estamos garantindo a transferência de conhecimento da pesquisa para a prática.” A universidade e a companhia dos quatro anéis estabelecerão o Centro Audi JKU de aprendizado profundo, promovendo o uso de inteligência artificial em automóveis.

Audi Academy

O professor Sepp Hochreiter é um dos maiores experts europeus neste campo, tendo contribuído com pesquisas fundamentais sobre tecnologias de aprendizado profundo – metodologia baseada nos processos de aprendizado do cérebro humano. A longa memória de curto prazo (LSTM), desenvolvida por ele, é usada em software de reconhecimento de fala em todos os smartphones no mundo.

A aplicação de AI tem enorme potencial em carros autônomos

Suas trocas de opiniões e experiências com os especialistas da Audi sobre direção autônoma terminaram seu primeiro projeto conjunto em 2016. “A aplicação de AI tem enorme potencial em carros autônomos não apenas para reconhecimento de fala, como também na previsão de intenções e necessidades de passageiros e suas reações,” diz o catedrático. “Graças às redes LSTM os motoristas do futuro se sentirão mais seguros do que em suas próprias casas. Com o estabelecimento do centro Audi JKU de aprendizado profundo, estamos colocando nossa cooperação em sólidas fundações, criando uma situação ganha-ganha nos dois lados. A Audi está apoiando a pesquisa básica essencial no campo de inteligência artificial, e ao mesmo tempo garantindo a rápida transferência de conhecimento e fazendo contato com jovens talentosos.”

O Centro Audi JKU

O Centro Audi JKU inicia seus trabalhos com cinco projetos: como os carros sob modo pilotado em situações complexas de trânsito interpretará seu meio ambiente, com perigos sendo reconhecidos desde o início e tempos de reação otimizados. Outro projeto lidará com sensores automotivos.”

As mais novas descobertas são vitais para tornar nossos carros cada vez mais inteligentes, passo a passo,” explica o Dr. Peter Steiner, Executivo Chefe da Audi Electronics Venture GmbH. “A companhia Audi de software funciona como uma interface especializada e um ponto de contato com a JKU Linz.”