Empresas brasileiras de autopecas
Visita ao estado de Ohio, nos Estados Unidos
As empresas brasileiras de autopeças Megacast, Duofiber, Nova Tecnologia e Eurocontainers visitaram, entre os dias 24 e 28 de junho, o estado de Ohio, nos Estados Unidos, para avaliar as possibilidades de iniciar operações no país, que detém da maior base instalada de empresas do setor.
A missão
A missão, idealizada para abrir o mercado norte-americano para as autopeças brasileiras, fazendo com que elas se tornem menos dependentes da economia e dos fabricantes de veículos no Brasil, visitou as empresas da região de Dayton e Cincinnati, consideradas as principais locomotivas da indústria de manufatura nos Estados Unidos.
“Abrimos um novo horizonte para nossos negócios”, disse o CEO da Duofiber, empresa que fabrica proteção acústica e térmica para automóveis, Maurício Grosso. Para ele, Ohio oferece condições irresistíveis para a instalação de empresas brasileiras no Estado.
Palestras e seminários sobre assuntos relacionados a operação nos EUA
O CEO da Revestcar, Rogerio de Paula e Silva, explica que a possibilidade foi vista com bons olhos durante a participação no evento. “Tivemos palestras e seminários sobre assuntos relacionados a regularização de cidadania, vistos e green card, contabilidade e abertura de empresas, disponibilidade de mão de obra local, linhas de crédito e ainda possíveis locais para instalações, parceiros logísticos, clientes e fornecedores”.
É hora de explorar o mercado dos Estados Unidos
Segundo o representante da Dayton Coalition, empresa de autopeças americana, Mitch Heaton, o parque automobilístico brasileiro não pode mais depender somente dos fabricantes nacionais. “É hora de explorar o mercado dos Estados Unidos, o maior do mundo, que vende 17.5 milhões de carros anualmente, com 2.6 milhões de empregos e com fábricas de praticamente todas as montadoras mundiais”, disse.
Para Jahnna Reader, da autopeças Redi (Cincinnati), Ohio também oferece financiamento a custos subsidiados, mão-de-obra especializada e a custo competitivo, assessoria na busca, compra ou aluguel de espaços industriais e, principalmente, apresentação a fornecedores da indústria automotiva.