Novo motor Ford 1.5 de 3 cilindros chega ao Brasil

193

Motor Ford 1.5 de 3 cilindros

Novo motor Ford 1.5 de 3 cilindros já está disponível no Brasil. A Ford confirmou essa semana o lançamento oficial de um motor que até então ainda era inédito no mercado brasileiro. De acordo com as informações que foram confirmadas pela empresa, o propulsor será de 1.5 litros de 3 cilindros e que passará a ser utilizado novas unidades do EcoSport, que ainda deverá ser lançado nos próximos meses no Brasil.

 

Novo motor Ford 1.5 de 3 cilindros chega ao Brasil
Novo motor Ford 1.5 de 3 cilindros chega ao Brasil

A montadora confirmou alguns dados interessantes relacionados ao desempenho do motor que será vendido no mercado brasileiro. Ele deverá entregar aos motoristas 137 cavalos de potência e 16 kgfm de torque. O motor terá um cilindro a menos do que os atuais, mas conseguirá atingir um total de 27 cavalos a mais do que os motores da atual geração.

Tendência global de redução de tamanho dos motores

Este motor traz uma tendência global que é justamente a redução de tamanho dos motores, que inclusive recebeu o nome de “downsizing”, uma expressão amplamente utilizada em diversos setores sempre que eles precisam fazer algum tipo de redução em sua estrutura. De uma forma geral, a promessa de motores calibrados com menos cilindros é reduzir o consumo de combustível e consequentemente a emissão de poluentes.

Novo motor 1.5 de 3 cilindros da Ford já está disponível no Brasil

Ainda de acordo com os dados da montadora, mesmo com a retirada de um cilindro, o motor ainda consegue ter a melhor potência especifica do mercado dentro da categoria dos propulsores naturalmente aspirados, que chega aos 91,5 cv por litro. Para isso, o equipamento passou por mudanças físicas, como a redução em cerca de 10% do seu peso atual, que foi conseguido graças a utilização do alumínio, e também da redução de atrito e vibrações.

Estratégia da empresa

Portanto, o motor acaba fazendo parte da estratégia da empresa não apenas de criar motores e carros que tenham um menor impacto na natureza como principal objetivo, mas também conseguir se adequar as normas e exigências cada vez mais severas dos países preocupados com as questões que envolvem o meio ambiente.