Revista Lubes em Foco edição 95
Clique na revista e leia, baixe ou compartilhe os artigos:
Integração, Conhecimento e Celebração
Nos dias 1 e 2 de julho, o Hotel Windsor Barra, no Rio de Janeiro, foi palco do 15º Encontro Internacional com o Mercado – América do Sul, promovido pela Editora Onze, responsável também pela publicação da revista Lubes em Foco.
O evento, já consolidado como um dos mais relevantes do setor de lubrificantes e óleos básicos na região, reuniu profissionais, empresas e especialistas para dois dias intensos de troca de conhecimento, networking e celebração.
Este ano, o encontro teve um sabor especial: a revista Lubes em Foco comemorou sua maioridade, completando 18 anos de trajetória dedicada à informação técnica e à valorização do mercado de lubrificantes. A celebração foi marcada por um ambiente vibrante, com recorde de público e uma programação robusta. O evento recebeu um público recorde de 538 participantes vindos de diversos países e 175 empresas nacionais e estrangeiras.
Já na abertura do evento, a apresentadora Ângela Belmiro, agradeceu a colaboração das 20 empresas patrocinadoras e das 30 empresas que montaram seus estandes na área de exposição. A seguir, passou a palavra aos diretores da Editora Onze, promotora do Encontro, Pedro Nelson Belmiro e Gustavo Zamboni que deram as boas-vindas aos presentes, anunciando a programação com 19 palestras ministradas por especialistas renomados, abordando temas como Economia, Inovação Tecnológica, Mercado Nacional e Internacional de óleos lubrificantes e tendências. Gustavo Zamboni lembrou em seu pronunciamento a importância de entendermos a evolução da Inteligência Artificial, suas aplicações e efeitos nos processos industriais.
Conteúdo técnico de alto nível
A tradicional palestra de abertura sobre o Panorama Econômico Brasileiro contou mais uma vez com a participação do Economista Chefe da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro – FIRJAN, Jonathas Goulart.
O mercado brasileiro de lubrificantes foi bem discutido, com a apresentação de seus números, pelo Editor da revista Lubes em Foco, Pedro Nelson Belmiro, que ressaltou a dificuldade atual de se obterem números consistentes do sistema da ANP, e a expectativa de que o novo sistema implantado possa melhorar essa confiabilidade. Logo após, o CEO da Iconic Lubrificantes, empresa líder de mercado, o Sr. Alexandre Bassaneze mostrou uma visão geral do mercado brasileiro de lubrificantes, com aspectos de uma realidade desafiadora, tendências tecnológicas e projeção de mercado. Já os mercados globais foram abordados pelo Presidente da K&E Petroleum Consulting, Mr. Harry Henderson, ficando a dinâmica do mercado de óleos básicos nas Américas apresentada pela Editora-Gerente Adjunta para as Américas da I.C.I.S., Ms Amanda Hay.
Além disso, dois painéis temáticos enriqueceram os debates no primeiro dia:
Painel de Sustentabilidade: Contou com as participações de Roberta Miranda Teixeira (Diretora da Iconic Lubrificantes e mediadora do painel), Ana Mandelli, Gerente de Distribuição do Insituto Brasileiro de Petróleo e Gás – IBP, Valeria Amoroso Lima, Presidente do Conselho de Administração da MGS e Aylla Kipper, Vice-Presidente da Associação Ambiental para coleta, gestão e rerrefino do OLUC – Ambioluc.
Painel de Óleos Básicos: Um debate profundo com grandes players desse segmento, trouxe uma análise aprofundada sobre oferta, demanda e perspectivas para os óleos básicos no mercado brasileiro. O painel, coordenado por Pedro Nelson Belmiro, foi dinamizado pelas presenças de Ulysses Donadel, representando a Petrobras como o grande produtor local, Marcelo Guimarães da Iconic Base Oil como importante importador de básicos e de Thiago Trecenti, CEO da Lwart Soluções Ambientais que é líder do segmento de rerrefino nacional.
Coquetel comemorativo e 50 anos da Lwart
O tradicional coquetel ao final do primeiro dia, servido na área de exposição, teve este ano o patrocínio especial da Lwart Soluções Ambientais que celebrou com todos os participantes os seus 50 anos de fundação. A empresa da família Trecenti, de Lençóis Paulista – SP também apresentou seus planos de expansão para um futuro próximo, ampliando sua produção de óleos básicos do grupo II.
Área de exposição: negócios e networking
O evento também contou com uma área de exposição com 30 estandes, reunindo empresas nacionais e internacionais que apresentaram seus produtos, tecnologias e serviços. A interação entre expositores e visitantes, beneficiada pelo aplicativo especial e exclusivo do evento, que proporcionou a marcação de reuniões e troca de informações, foi intensa, gerando oportunidades de negócios e parcerias estratégicas.
Foco em tecnologia
O segundo dia do XV Encontro Internacional com o Mercado – América do Sul, foi preenchido com diversas palestras mostrando os principais avanços tecnológicos no setor de lubrificantes, com grande presença de apresentadores internacionais e nacionais, trazendo as principais empresas desenvolvedoras de tecnologia. Um time de peso, que ampliou a visão dos participantes da conferência e que incluiu empresas como IMCD Group, Ergon, Richful, ExxonMobil, Infineum, Chevron Oronite, Lubrizol e Afton Chemical.
Sorteio de brindes
O encerramento do evento foi realizado mais uma vez com sorteio de brindes para os presentes, anunciado pela secretária da Editora Onze, Shirley dos Santos. Três brindes
A edição de 2025 do Encontro Internacional com o Mercado foi marcada por organização impecável, conteúdo técnico de excelência e um ambiente propício à colaboração. A celebração dos 18 anos da Lubes em Foco reforçou o compromisso da Editora Onze com o desenvolvimento do setor e com a promoção de eventos que impulsionam conhecimento e conexões.
A equipe da Editora Onze transmitiu o seu agradecimento a toda a plateia presente, patrocinadores e expositores, entendendo que o sucesso do evento reafirma sua importância como plataforma de integração entre tecnologia, legislação e mercado. Que venham os próximos encontros — com ainda mais inovação, sustentabilidade e protagonismo na América do Sul.