Mercado Brasileiro de Lubrificantes reage e cresce 4,8% no semestre

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Mercado Brasileiro de Lubrificantes cresce

Após um início de ano sem muita força nos três primeiros meses, o mercado brasileiro de lubrificantes recuperou-se e fechou o primeiro semestre de 2024, com um volume de 773.471 m3, 4,8% superior ao do ano passado. A importação de óleos básicos caiu em junho, porém fechou o semestre com 38,4% acima do ano anterior, tendo o Brasil já desembolsado US$ 412.4 milhões no período.

O aumento do mercado de lubrificantes seguiu o rastro das vendas na indústria automobilística que cresceram 14,6% no primeiro semestre e relação ao mesmo período do ano anterior, apesar de uma estagnação no número de veículos produzidos.

Os números de participação de mercado das empresas de lubrificantes não sofreram grandes alterações, com a Iconic (Chevron + Ipiranga) liderando no semestre com 17,8%, seguida da Moove (Cosan + ExxoMobil) com 16,5%, a Vibra (Ex. BR / Petrobras Distribuidora) com 15,6%, Raízen com 11% e Petronas com 8,6% completando as TOP 5.

Mercado Brasileiro de LubrificantesOs óleos básicos

Com relação ao mercado de óleos básicos, as importações foram responsáveis por cerca de 45% das necessidades brasileiras, tendo as refinarias locais fornecido 34% e a indústria do rerrefino colaborado com cerca de 21%. Sendo que os números do rerrefino publicados pela ANP ainda devem sofrer correção, uma vez que o mês de abril não está contemplando todo o volume colocado no mercado.

O volume total importado no primeiro semestre foi de 433,8 mil m3 correspondendo a um valor total de US$412.4 milhões.